Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Pápricas doce, picante e defumada são versões de pimentão em pó que adicionam sabor e nutrientes aos pratos

A páprica é um pó vermelho, seco e moído, feito a partir de pimentões e pimentas muito utilizado no Brasil, na América Central e nos países ibéricos como tempero. Ela possui nutrientes, podendo ser utilizada para fazer pratos refogados como legumes (feijão, lentilha, grão-de-bico), vegetais (brócolis, cenoura, batata), sopas e molho de páprica, sendo encontrada nas versões doce, defumada e picante.

Na indústria e dentre o vasto universo das especiarias, a páprica é usada em carnes e linguiças defumadas para dar cor e aquele sabor característico que as pessoas erroneamente acreditam ser da carne!

grão-de-bico
Benefícios do grão-de-bico comprovados

As pimentas e os pimentões são frutas cultivares da espécie Capsicum annuum. As mais picantes são ricas em uma substância chamada capsaicina. Essa substância estimula o metabolismo do corpo, ajudando a queimar calorias e a desintoxicar o organismo. Presente na versão picante da páprica, a capsaicina ainda auxilia no controle da pressão arterial e reduz os níveis de triglicérides.

Como melhorar a circulação sanguínea com oito dicas
Pressão alta: sintomas, causas e tratamento
Pressão Baixa
Pressão baixa: sintomas, causas e tratamento

Além disso, ela ajuda a dissolver a fibrina – substância que promove a formação de coágulos – e, quando adicionada às refeições, combate dores de estômago, cãibras e gases. Se você tem dores de garganta constantes, a páprica picante (que contém mais capsaicina) também é um bom remédio caseiro para tratá-las.

No Golfo Pérsico, um tempero aromático muito usado, chamado baharat, tem a páprica como um de seus principais ingredientes. Ela também é muito utilizada nas cozinhas turca, árabe e bérbere. Mas é na Hungria e na Espanha onde a produção de páprica defumada é de melhor qualidade. Ela também é um ingrediente essencial da mistura encontrada na pimenta síria.

Garganta inflamada
18 dicas de remédio para garganta inflamada
Orégano: benefícios e para que serve

Quais são os tipos de páprica?

Existem três tipos de páprica: a doce, a picante e a defumada. Embora as três variedades sejam originadas do pimentão, elas são diferenciadas pelos seus processos de produção. 

  • Doce (ou tradicional): é produzido a partir da desidratação normal do pimentão;
  • Picante: o que ajuda a definir a páprica picante é a presença desse composto mencionado anteriormente, a capsaicina. Assim, ela é feita a partir da desidratação do pimentão, que então é tostado. 
  • Defumada: nesse caso o pimentão é desidratado sob a fumaça, incorporando assim sabor e aroma defumados. 

Quais são os benefícios da páprica?

páprica
Foto de Volodymyr Hryshchenko na Unsplash

Sendo um tipo de pimenta, o pimentão do qual é feita a páprica é rico em vitamina C, um poderoso antioxidante para cicatrização de feridas, formação de colágeno e manutenção da imunidade. Ela também é rica em vitamina B6, K1, A, potássio e cobre. Esses nutrientes têm funções importantes no organismo, sendo capazes de melhorar o metabolismo, coagular o sangue, manter os neurônios saudáveis, fazer bem para os olhos e reduzir o risco de doenças cardíacas, respectivamente.

alimentos-ricos-em-vitamina-c
Alimentos ricos em vitamina C
Vitamina C
O que é vitamina C e qual sua importância
canela
Canela: benefícios e como fazer chá de canela

No entanto, uma vez que ela é consumida apenas em quantidades muito pequenas, sua contribuição para a ingestão diária é muito pequena.

Qual a diferença entre páprica e colorau?

Algumas pessoas podem acabar confundindo o colorau com a páprica, mas na verdade elas são bem diferentes. Apesar da coloração vermelha semelhante, a páprica é um produto feito a partir do pimentão, enquanto o colorau é uma especiaria cuja matéria prima é o urucum, uma fruta nativa da América tropical, conhecida por sua aplicação como corante. Além disso, o tempero do pimentão é picante, diferente do colorau, dando um gostinho a mais a comida. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais