Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Além de seus usos culinários, o tomilho é uma erva capaz de proporcionar diversos benefícios terapêuticos

O tomilho, ou timo, é uma erva da família das mentas (Lamiaceae) que ocorre com muita frequência do oeste da Europa ao sudeste da Itália, sendo muito cultivada para a extração de seu óleo essencial, além de seu uso como tempero. Por ser rico em timol, assim como o orégano, o tomilho apresenta propriedades antissépticas, podendo ser usado em casos de afecções pulmonares e como estimulante digestivo, entre outros benefícios. Confira!

Orégano: benefícios e para que serve
Óleos essenciais
Conheça os óleos essenciais e os seus benefícios para o cotidiano
A partir de R$19,00
Orgânicos e naturais
Comprar

Reduzir a pressão arterial

Uma espécie de tomilho, que ocorre bastante no Paquistão e no Afeganistão, conhecida cientificamente como Thymus linearis Benth, ajuda a reduzir a pressão.

Um estudo descobriu que o extrato de tomilho foi capaz de reduzir significativamente a frequência cardíaca e o colesterol em ratos com pressão alta.

Colesterol alterado
Colesterol alterado tem sintomas? Saiba o que é e como se prevenir

Uma forma de acrescentar o tomilho na dieta é usá-lo como tempero em refogados, sopas, molhos e massas.

Combater a tosse

O óleo essencial do tomilho, que é obtido a partir de suas folhas, é muito usado como um remédio natural para a tosse. Em um estudo, uma combinação de folhas de tomilho e hera ajudou a aliviar a tosse e outros sintomas da bronquite aguda. Dessa forma, pode ser que um chá de tomilho ajude na hora da tosse.

Melhorar a imunidade

Obter todas as vitaminas que seu corpo precisa todos os dias pode ser um desafio para quem não consome muitos alimentos de origem vegetal. Felizmente, o tomilho é repleto de vitamina C e uma boa fonte de vitamina A, cobre, fibra, ferro e manganês.

Combater o mofo

O mofo é perigoso e pode estar na sua casa. Depois de identificá-lo, tome as medidas necessárias para se livrar dele de uma vez por todas. O óleo essencial de tomilho pode ser a resposta para combatê-lo, pois é fungicida. Pesquisas sugerem que ele pode ser usado como desinfetante em habitações onde há baixa concentração de mofo.

Eliminar pragas

O timol presente no tomilho também é um ingrediente presente em muitos pesticidas e é comumente usado para atacar bactérias e pragas.

Um estudo concluiu que o extrato de tomilho pode repelir mosquitos, mas cultivá-lo em seu jardim não é o suficiente. Para obter os melhores resultados de combate a pragas, esfregue as folhas de tomilho entre as mãos para liberar o óleo essencial.

Você também pode fazer repelente caseiro, misturando quatro gotas de óleo essencial de tomilho em um colher de chá de óleo de coco, azeite ou água – ou outro óleo vegetal, como o óleo de semente de uva e o óleo de amêndoas.

Inseticidas sistêmicos contaminam alimento produzido por insetos e inviabilizam amadurecimento das plantas

Aromatizador natural

Despeje algumas gotas de óleo essencial de tomilho no difusor e refresque o ambiente com seu delicioso aroma natural. Você também pode ferver algumas gotas do óleo essencial ou os ramos do tomilho fresco para vaporizar a casa.

Melhorar o humor

O óleo essencial de tomilho é muito utilizado para fins aromáticos e terapêuticos devido a um de seus componentes ativos, o carvacrol.

Em um estudo de 2013, o carvacrol mostrou afetar a atividade dos neurônios de forma a aumentar a sensação de bem-estar dos indivíduos.

Então, se você usar regularmente tomilho ou seu óleo essencial, isso pode ter um efeito positivo em seus sentimentos e no seu humor.

Aromaterapia
Aromaterapia: o que é, benefícios e usos

Temperar

O tomilho é um ingrediente maravilhoso usado em vários lugares do mundo, particularmente na França, Itália e em todo o mediterrâneo. Semelhante ao orégano, o tomilho compõe ótimos pestos e é uma boa opção de condimento para sopas, molhos, massas, assados e refogados.

Folhas frescas ou raminhos inteiros podem ser usados ​​para temperar batata assada, carne e outros legumes, por exemplo.

Cuidados ao usar óleo essencial de tomilho

O óleo essencial de tomilho não deve ser aplicado diretamente sobre a pele, pois pode causar reação alérgica. Ele deve ser primeiro diluído em um óleo carreador (como óleo de oliva, óleo de coco, óleo de semente de uva ou óleo de amêndoas). Antes de usar, teste em uma pequena área para ver se você tem alguma alergia.

Apesar dos ramos serem comestíveis, o óleo essencial do tomilho não deve ser ingerido, pois pode causar náuseas, tonturas, vômitos, diarreia e problemas musculares. Ele também pode afetar negativamente o coração, pulmões, a temperatura corporal e estimular a glândula tireoide, o que é prejudicial principalmente para pessoas com hipertireoidismo.

hipotireoidismo
Hipotireoidismo: o que é, sintomas e tratamento

Pessoas com alergia a óleos essenciais de alecrim ou menta também devem evitar o óleo essencial de tomilho.

Óleos essenciais
Conheça os óleos essenciais e os seus benefícios para o cotidiano
A partir de R$19,00
Orgânicos e naturais
Comprar

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais