Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

As sementes de psyllium contribuem para saúde intestinal, cardíaca e perda de peso

Psyllium é uma fibra solúvel extraída da casca da semente da planta Plantago ovata, nativa da Ásia, África e região Mediterrânea. Também chamada de ispaghula e muito conhecida por seus efeitos laxativos e alta quantidade de fibras, ela possui diversos benefícios, como ajudar a equilibrar os níveis de colesterol ruim e os níveis de açúcar no sangue. Descubra para que serve o psyllium em pó e fique atento aos seus possíveis efeitos indesejados.

Colesterol alterado
Colesterol alterado tem sintomas? Saiba o que é e como se prevenir

Para que serve psyllium?

Benefícios do psyllium para o intestino

A semente de psyllium tem a capacidade de absorver água em grande quantidade. Para se ter uma ideia, as fibras do psyllium podem aumentar de tamanho até 20 vezes quando em contato com a água, se tornando um tipo de gel viscoso.

Essa propriedade ajuda a manter o intestino hidratado e facilita os movimentos peristálticos (movimentos intestinais) e, consequentemente, o trânsito intestinal, apresentando um excelente efeito laxante. 

Essas sementes também ajudam a promover o equilíbrio intestinal, sem aumentar a flatulência. Acredita-se que o uso do psyllium também pode ser aplicado no caso de intestino solto leve ou moderado, como regulador intestinal. Isto é possível pois a fibra absorve uma quantidade significativa de água, o que torna as fezes mais firmes e desacelera sua passagem pelo trato intestinal. Assim, a fibra pode servir para aliviar a constipação ou ser adicionado à dieta para melhorar a saúde digestiva geral.

constipacao-intestinal
O que é constipação intestinal?
Remédio para diarreia
Remédio para diarreia: 6 dicas no estilo caseiro

Além disso, ele pode ser um aliado de quem possui síndrome do intestino irritável (SII) e doença de Crohn, principalmente por ser um prebiótico, ou seja, um alimento que ajuda a manter a saúde das colônias de microrganismos benéficos do intestino. Saiba mais sobre esse tema na matéria: “O que são alimentos prebióticos?“.

Estudo destaca ação da curcumina no combate ao câncer de estômago
Hemorroida: remédio caseiro
Remédio para hemorroida: 9 tipos de remédio caseiro

Pesquisas concluíram que a fibra pode ajudar com os sintomas dolorosos associados a essas condições. Entretanto, por não haver consenso científico, procure ajuda médica para saber se a semente se aplica ao seu caso.

Saúde do coração

Ingerir fibras solúveis pode ajudar a equilibrar os níveis de colesterol, algo que é vital para pessoas com mais de 50 anos. Um estudo concluiu que ingerir sementes de psyllium diariamente durante seis semanas seguidas é eficaz para redução do colesterol em pessoas obesas ou com excesso de peso.

Outros estudos apontam que ingerir fibras regularmente, como as presentes no psyllium, pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas. O psyllium ajuda a reduzir a pressão sanguínea e os níveis lipídicos, fortalecendo o músculo cardíaco.

Psyllium emagrece?

psyllium-husk
Imagem de Laszlo Bartucz por Pixabay

Como usar o psyllium para perder peso? 

O psyllium ganhou fama ao redor das redes sociais como um remédio para a perda de peso — sendo casualmente comparado ao Ozempic, um medicamento controlado. Inicialmente com o propósito de tratar diabetes, o Ozempic ganhou tração após ser utilizado por figuras públicas como um método de perda de peso. 

A acessibilidade do psyllium, por sua vez, tornou-o popular como um possível aliado na perda de peso, mas que não requer receita médica. Porém, será que ele funciona mesmo?

Como a fibra absorve facilmente os líquidos do organismo, ele pode contribuir para a sensação de saciedade. Isso faz você ter menos fome, e, consequentemente, evita o ganho de peso. Mas, se você está pensando em ingerir psyllium com a finalidade de perder peso, não deixe de procurar ajuda médica ou de um/a nutricionista.

Contraindicações do psyllium

A maioria das pessoas não apresenta efeitos adversos ao ingerir psyllium. De modo geral, de cinco a dez gramas das sementes tomadas três vezes ao dia raramente podem provocar cólicas, inchaço ou gases (confira aqui estudos a respeito: 1, 2, 3). Além disso, a ingestão de psyllium pode atrasar a absorção de certos medicamentos. Portanto, procure ajuda médica se estiver tomando algum remédio e deseja saber se ele pode interagir com o psyllium.

Embora incomum, algumas reações alérgicas como erupções cutâneas, coceira ou dificuldade para respirar podem resultar da ingestão ou manipulação de psyllium (confira aqui estudos a respeito: 4, 5). O psyllium não parece ter muitos efeitos colaterais e é bem tolerado – reações adversas costumam aparecer raramente em pessoas sensíveis às suas fibras.

Gases
Gases: sintomas e como eliminar o problema

Psyllium: como consumir

O psyllium pode ser consumido em doses de cinco a dez gramas junto com as refeições, pelo menos uma vez por dia. No entanto, por se tratar de fibras, maiores doses nem sempre são melhores para o bem estar . Os benefícios observados na maioria dos estudos estão associados a ingestões entre três e 20,4 gramas por dia – ingerir mais pode causar problemas digestivos. É importante tomá-lo com água e depois beber bastante água ao longo do dia.

Uma orientação geral é tomar cerca de 1 colher de sopa de psyllium em pó em um copo de líquido, cerca de 30 minutos antes das refeições.

Para usá-lo como laxante, é recomendado ingerir cinco gramas com um copo de água, três vezes por dia, como ponto de partida. Isso pode ser aumentado gradualmente, conforme tolerado. O ideal é seguir as instruções de dosagem da embalagem.

Recomenda-se começar a suplementação de psyllium com doses de cinco gramas três vezes ao dia. Certifique-se de seguir as instruções de dosagem. Lembrando da importância para sua saúde, não se automedique e consulte sua médica ou médico antes de iniciar qualquer suplementação.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais