Palestra gratuita fala sobre conservação da biodiversidade em Minas Gerais e vida de Irmã Dorothy

eCycle

Evento é voltado para ambientalistas, universitários, empresários, financiadores de projetos socioambientais e público em geral

Palestra sobre conservação da biodiversidade na zona da mata mineira e vida da Irmã Dorothy Stang;

A palestra, no formato interativo, tratará sobre a vida da Irmã Dorothy Stang e trabalhos de conservação da biodiversidade executados pelo Centro de Pesquisas Iracambi na Zona da Mata mineira. Esta palestra será dividida em dois momentos:

  • 1ª parte: Binka Le Breton discorrerá sobre seus livros relacionados ao meio ambiente, direitos humanos, trabalho escravo e especialmente sobre a vida da Irmã Dorothy (como era conhecida) que era defensora da reforma agrária e da proteção do meio ambiente. Dorothy lutava bravamente em defesa dos mais pobres e vulneráveis e foi esse o motivo que a fez ser vítima brutal dos interesses dos grileiros e fazendeiros do Norte do Brasil. Essa história será transformada em filme (atualmente em pré-produção) com roteiro adaptado do livro escrito por Binka em 2008 intitulado ‘A Dádiva Maior - a Vida e a Morte Corajosas da Irmã Dorothy Stang’.
  • 2ª parte: Binka apresentará neste segundo momento os diversos trabalhos de conservação da biodiversidade executados pelo Centro de Pesquisas Iracambi da Mata Atlântica - Oscip que ela preside na região da Serra do Brigadeiro, MG. Essa é uma área de alta prioridade de conservação que abriga dezenas de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Um lugar de alto valor em termos de produção de água, biodiversidade, carbono e agricultura familiar.

Iracambi trabalha com programas de pesquisas, políticas públicas, plantas medicinais, gestão de áreas protegidas e experiências participativas sempre voltadas à comunidade. Além disso, Iracambi tem trabalhado na restauração de minas de água, (projeto ‘Florestas para Água’ financiado pela Bovespa) e educação ambiental (projeto ‘EcoLíderes’). Junto com os parceiros WWF, Universidade de Lisboa e Planet Alpha (de Cambridge, MA, EUA) e baseado em seus 18 anos de experiência na região, Iracambi está desenvolvendo um projeto de identificação, quantificação e restauração ecológica de áreas de hotspots de biodiversidade e serviços ecossitêmicos e também da implantação de sistemas agroecológicos no território da Serra do Brigadeiro, MG. Esse projeto visa promover a conservação da biodiversidade, a produção de água e de alimentos mais saudáveis para a população, além da geração de renda para as comunidades rurais locais. Colaboradores, financiadores e interessados em geral estão convidados para se juntarem a Iracambi nesta empreitada importante!

Facilitação:

  • Binka Le Breton, Presidente da Oscip Amigos de Iracambi, escritora, roteirista/ produtora de cinema e palestrante internacional. Binka tem oito livros publicados internacionalmente sobre meio ambiente e direitos humanos. Brasileira adotiva que nasceu na Inglaterra e morou em cinco continentes, Binka é formada em música erudita e línguas e é apaixonada pela bela Mata Atlântica onde tem a sorte de morar e trabalhar.

Coordenação:

  • Ricardo Fraga Oliveira - Umapaz
  • Orlando Branco - Iracambi

Serviço

  • Evento: Palestra sobre conservação da biodiversidade na zona da mata mineira e vida da Irmã Dorothy Stang;
  • Data: 22 de novembro de 2018 (quinta-feira);
  • Horário: das 9h30 às 12h30;
  • Vagas: 50;
  • Local: Sede da Umapaz no Parque Ibirapuera;
  • Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - Parque Ibirapuera, São Paulo - SP, 04030-000;
  • Valor: gratuito
  • Público: Ambientalistas, universitários, empresários, financiadores de projetos socioambientais e público em geral;
  • Saiba mais ou inscreva-se.

Como chegar na Umapaz


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail