Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Saiba como fazer óleo de abacate caseiro - ele pode ser muito benéfico para a saúde

Como fazer óleo de abacate é uma pergunta típica de quem está buscando economizar. O óleo de abacate pode ser extraído da semente, mas também é possível fazer óleo de abacate caseiro com a polpa da fruta.

Vale a pena ter esse produto em casa, pois ele proporciona muitos benefícios para a saúde, como hidratar os cabelos e combater problemas de pele. Leia mais sobre o produto na matéria: “Óleo de abacate: benefícios e usos“.

Conheça três formas diferentes de fazer óleo de abacate caseiro a partir da polpa da fruta.

Como fazer óleo de abacate caseiro puro

Ingredientes

2 unidades médias de abacate bem maduro (rende 25 ml de óleo)

Modo de preparo

Corte os abacates ao meio e espalhe toda a polpa numa assadeira. Em seguida, amasse toda a polpa do abacate, coloque na assadeira e leve ao sol, deixando-a exposta ao sol durante um prazo de cinco a sete dias. Quanto mais fina for a camada de abacate, mais rápido será o processo, pois facilitará a secagem.

Após esse período, o abacate ficará com uma cor marrom escuro, o que é esperado. Então raspe-o da assadeira e, utilizando um pano de algodão, extraia todo o óleo do abacate seco.

Para fazer a secagem do abacate no forno, deixe a assadeira a no máximo 50ºC durante cinco horas. O abacate deve ficar com uma cor escura, mas sem chegar a ser preta, já que isto indicaria que queimou. Se considerar que o forno esquenta muito, baixe a temperatura.

Lembre-se de checar o forno de vez em quando para garantir que a massa de abacate não queime. Quando estiver seco, ficará com um tom marrom escuro, retire-o do forno e, com a ajuda de uma espátula, raspe todo o abacate. Faça a extração com um pano de algodão.

Duas unidades de abacate rendem cerca de 25 ml de óleo de abacate puro.

Para visualizar melhor o passo a passo de como fazer óleo de abacate caseiro dê uma olhada no vídeo.

Após fazer o óleo de abacate caseiro procure incorporar as sobras do abacate em outras receitas como bolos e sucos.

Essa receita de óleo de abacate caseiro é muito boa para quando você quiser aproveitar os abacates que passaram do ponto de consumo e não chegaram a estragar completamente.

Se você não puder incorporar o restante da polpa do abacate faça a reciclagem do resíduo na composteira. Saiba mais sobre essa tema na matéria: “O que é compostagem e como fazer“.

Para conhecer outras deliciosas receitas com abacate fresco dê uma olhada na matéria: “Receitas com abacate: dez preparos fáceis e deliciosos“.

Para conhecer os benefícios do abacate confira a matéria: “Os benefícios do abacate“.

óleos vegetais
Privado: Óleos Vegetais
Conheça os óleos vegetais e suas diversas possibilidades de uso e benefícios para o dia a dia.
A partir de R$32,00
Frete CO2 neutro
Comprar


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais