Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A água de coco possui benefícios incríveis. Confira

A água de coco é uma bebida muito conhecida e consumida, principalmente no calor. Mas o que nem todos sabem é que a água de coco, além de gostosa e refrescante, pode proporcionar muitos benefícios à saúde, como hidratar, proporcionar efeito antioxidantes, reduzir a pressão arterial de hipertensos, prevenir pedras nos rins, entre outros. Confira:

Benefícios da água de coco

agua de coco

Fonte de nutrientes

O coco cresce em grandes palmeiras, conhecidas cientificamente como Cocos nucifera. Apesar do nome, o coco é uma fruta e não uma noz.

A água de coco é o suco encontrado no centro de um coco jovem e verde, que ajuda a nutrir a fruta. À medida que o coco amadurece, parte do suco permanece na forma líquida, enquanto o restante amadurece na carne branca sólida conhecida como polpa de coco. Nessa fase de amadurecimento do coco, o chamamos de coco seco, ou copra.

água de coco é produzida naturalmente na fruta e contém 94% de água e muito pouca gordura. Um copo americano (cerca de 250 ml) de água de coco é capaz de oferecer:

açúcar-de-coco
Açúcar de coco: saudável ou mais do mesmo?

Propriedades antioxidantes

Os radicais livres são moléculas instáveis ​​que são produzidas nas células durante o metabolismo. Sua produção aumenta em resposta ao estresse ou à lesão. Quando há muitos radicais livres, diz-se que o corpo está em um estado de estresse oxidativo, que pode danificar as células e aumentar o risco de doenças.

Pesquisas em animais expostos a toxinas mostraram que a água de coco contém antioxidantes capazes de modificar os radicais livres para que eles não causem mais danos. Outro estudo mostrou que ratos com problemas no fígado apresentaram melhora significativa no estresse oxidativo quando foram tratados com água de coco, em comparação com ratos que não receberam tratamento.

Em um estudo, ratos diabéticos tratados com água de coco mantiveram melhores níveis de açúcar no sangue do que outros ratos diabéticos que não consumiram água de coco. Outro estudo descobriu que o fornecimento de água de coco para ratos com diabetes levou a melhorias nos níveis de açúcar no sangue e reduções nos marcadores de estresse oxidativo.

Benefícios do vinagre de coco

Em um terceiro estudo, os ratos foram alimentados com uma dieta rica em frutose e depois tratados com água de coco. A atividade dos radicais livres diminuiu, assim como a pressão arterial, os triglicerídeos e os níveis de insulina.

Benefícios contra a diabetes

Uma pesquisa mostrou que a água de coco pode reduzir os níveis de açúcar no sangue e melhorar outros marcadores de saúde em animais diabéticos.

Além disso, a água de coco é uma boa fonte de magnésio, que demonstrou melhorar a sensibilidade à insulina e diminuir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2 e pré-diabetes.

Previne pedras nos rins

Beber bastante líquido é importante para a prevenção de pedras nos rins. Embora a água pura seja uma ótima escolha, um estudo sugere que a água de coco pode ser ainda melhor.

Os cálculos renais se formam quando cálcio, oxalato e outros compostos se combinam e formam cristais na urina; estes, por sua vez, se aglomeram e se transformam em pedras. No entanto, algumas pessoas são mais suscetíveis a desenvolver essas pedras do que outras.

Um estudo feito em ratos com cálculos renais descobriu que a água de coco impede que os cristais grudem nos rins e em outras partes do trato urinário, reduzindo o número de cristais formados na urina. Os pesquisadores acreditam que isso ajudou a reduzir a produção de radicais livres que se formaram em resposta aos altos níveis de oxalato na urina.

Contribui para a saúde do coração

Beber água de coco também pode ser útil para reduzir o risco de doença cardíaca. Em um estudo, os ratos que consumiram água de coco tiveram redução nos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. Eles também mostraram reduções significativas na gordura do fígado.

Os mesmos pesquisadores realizaram outro estudo em que ratos foram alimentados com uma dieta rica em colesterol, mas que também incluía a mesma dosagem de água de coco dada aos ratos do primeiro estudo. Após 45 dias, os pesquisadores observaram os mesmos resultados do estudo prévio: o grupo de ratos que consumiu água de coco teve uma redução nos níveis de colesterol e triglicérides semelhantes aos efeitos de uma droga usada para baixar o colesterol.

No entanto, é importante notar que as pesquisas usaram uma dose de água de coco muito grande. Em termos humanos, seria equivalente a uma pessoa de 68 kg consumir 2,7 litros de água de coco por dia.

Reduz a pressão arterial

A água de coco também pode ser uma ótima bebida para manter a pressão arterial sob controle. Em um pequeno estudo, 71% das pessoas com pressão alta que ingeriram água de coco experimentaram melhorias significativas na pressão. Além disso, outro estudo com animais descobriu que a água de coco tem atividade antitrombótica, o que significa que ela pode ajudar a prevenir a formação de coágulos sanguíneos.

Possui benefícios após a prática prolongada de exercícios

A água de coco pode ser a bebida perfeita para restaurar a hidratação e reabastecer os eletrólitos perdidos durante o exercício físico. Os eletrólitos são minerais que desempenham vários papéis importantes no corpo, incluindo a manutenção do equilíbrio de fluidos. Potássio, magnésio, sódio e cálcio fazem parte desse grupo.

Dois estudos mostraram que a água de coco restaurou a hidratação após o exercício melhor do que a água e igual a bebidas esportivas com alto teor de eletrólitos.

Os participantes também disseram que a água de coco causou menos náusea e desconforto estomacal que as bebidas esportivas. No entanto, outro estudo comparando bebidas com alto teor eletrólito descobriu que a água de coco tendeu a causar mais inchaço e dor de estômago.

Benefícios do óleo de coco para cabelo

Fonte de hidratação

A água de coco é naturalmente adocicada e tem um sabor muito agradável. O ideal é consumir a água diretamente do coco. Mas atenção: evite os canudinhos de plástico! Eles podem escapar para o ambiente e trazer danos, principalmente se for parar no mar por meio do vento e da chuva. Conheça os problemas e a alternativas aos canudinhos de plástico nas matérias: “Por que aderir ao canudo de inox?“, “Canudos descartáveis e as soluções possíveis” e “Canudo de plástico: impactos e alternativas ao consumo“.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais