Tapioca: benefícios, dicas para inseri-la no dia a dia e receitas fáceis

eCycle

A tapioca é uma receita indígena feita à base de farinha de polvilho doce, derivada da mandioca, alimento típico do Brasil que apresenta muitas vantagens nutricionais

tapioca beneficios e como fazer
"tapioca" por Rosanetur está licenciado sob CC BY 2.0

Benefícios nutricionais da tapioca

Por ser constituída de amido, a tapioca é uma excelente fonte de energia e não contém glúten (rede de proteínas associada ao aumento de peso). Rica em fibras, carboidratos e vitaminas, ela não contém aditivos químicos e quase não tem gorduras, sendo uma ótima opção para uma alimentação mais saudável. Possui uma quantidade significativa de proteínas vegetais, o que faz dela uma grande aliada aos que praticam musculação, aos vegetarianos e até mesmo aos que querem emagrecer - tudo irá depender de como será consumida.

Além disso, ela é uma grande fonte de ferro, que, junto com o cobre (que ela também contém), aumenta a quantidade de células vermelhas do sangue no corpo, impedindo condições como anemia e outras doenças relacionadas. Outros benefícios conhecidos são a redução da frequência de enxaquecas, o alívio da tensão pré-menstrual e o aumento dos níveis de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.

É muito benéfica para a proteção e desenvolvimento dos ossos, por conter vitamina K e cálcio; e para reduzir a tensão e estresse dos vasos sanguíneos e artérias, por conter potássio. Também é uma boa escolha para as grávidas por conter quantidades significativas de vitaminas do complexo B e ácido fólico, importantes para a formação do tubo neural do bebê.

Como aliar a tapioca com uma alimentação saudável

A tapioca melhora a flora do intestino e auxilia no tratamento de sua acidez, pois ajuda a estabilizar o pH do corpo. Entretanto, possui um índice glicêmico alto, o que faz com que o carboidrato da tapioca seja absorvido rapidamente, aumentando o pico de glicemia no sangue. Para os diabéticos e os que querem perder peso, é recomendado incluir chia ou linhaça triturada na massa, o que ajudará a manter a saciedade e um bom funcionamento do organismo.

Ela auxilia no crescimento muscular - por ser uma fonte rápida de energia, é uma boa opção de lanches pré e pós-treinos. A tapioca também é famosa como substituta do pão francês, já que oferece quase a metade das calorias nele contidas e não contém glúten, gorduras e açúcar.

Como mencionamos na matéria "Mandioca: alimento típico do Brasil apresenta muitas vantagens nutricionais", a mandioca, matéria-prima da tapioca, também pode ser usada para criar embalagens biodegradáveis, representando um grande avanço para a questão dos resíduos sólidos que são despejados no meio ambiente. 

Receitas de tapioca fáceis e nutritivas

Além de todos esses benefícios citados acima, a tapioca também é muito versátil e pode ser incluída em pratos doces ou salgados, seja na forma tradicional (como uma panqueca recheada) ou sendo utilizada em outras receitas, incluindo pós, flocos secos ou ralados. Veja alguns exemplos de receitas de tapioca:

Crepioca

Ingredientes

  • 1 frigideira antiaderente;
  • 2 colheres de sopa de goma de tapioca peneirada;
  • 1 ovo.

Modo de preparo

Bata bem o ovo com a clara e misture-os com duas colheres da goma de tapioca. Acenda o fogo baixo e despeje a mistura na frigideira já aquecida. Deixe alguns segundos e vire-a para dourar do outro lado. Em seguida, é só recheá-la com ingredientes de sua escolha. Sugestões de acompanhamento: atum, queijos brancos, peito de peru, frango desfiado.

Dadinho de tapioca

Ingredientes

  • 500 g de farinha de tapioca granulada;
  • 1 litro de leite integral;
  • 500 g de queijo coalho ralado;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • 1 pote de geléia agridoce de pimenta para acompanhar.

Modo de preparo

Aqueça o leite em uma panela e quando o leite estiver bem quente, desligue o fogo, adicione o queijo coalho ralado e continue mexendo. Logo em seguida adicione a farinha de tapioca granulada e continue mexendo. Adicione o sal e pimenta a gosto e pare de mexer quando todos os ingredientes estiverem bem misturados. Despeje em uma forma coberta com papel filme, cubra em cima também e leve para a geladeira por duas horas. Depois retire da geladeira, corte em quadradinhos (dadinhos) e frite aos poucos em óleo quente ou coloque no forno até dourar. Sirva em seguida acompanhado da geleia de pimenta agridoce.

Tapioca com chia

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de goma de mandioca hidratada;
  • 1 colher de sopa de sementes de chia.

Modo de preparo

Coloque a goma de mandioca junto com a chia em uma frigideira, misture os ingredientes e depois espalhe a mistura pela frigideira aquecida. Se preferir a massa mais fina, peneire a goma de mandioca antes de colocá-la na frigideira. Com uma espátula, vire a massa até que os dois lados fiquem sequinhos. Prepare o recheio e coloque-o sobre a tapioca. Dobre a massa como se fosse um pastel e está pronta.



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail