Comer batatas e torradas queimadas demais pode causar câncer

eCycle

Cozinhar alimentos que contenham amido em altas temperaturas e por muito tempo pode produzir um químico perigoso para a saúde

Torradas com ovo

Se você gosta de comer torradas ou batatas muito queimadas, é melhor repensar nesse hábito, pois isso pode elevar o risco de câncer. A agência de normas alimentares do Reino Unido (Food Standards Agency) fez um alerta sobre os possíveis perigos ao ingerir comidas muito torradas que tenham amido em sua composição. O grande problema está num químico chamado acrilamida (veja mais na matéria "Fritar ou cozinhar demais os alimentos pode formar acrilamida"), que é um derivado natural do processo de cozimento e é produzido a partir de alimentos com amido que são cozidos ou fritos em uma temperatura acima de 120°C. A acrilamida também está presente em outros alimentos, como cereais, bolos, pó de café e biscoitos recheados.

A acrilamida também é utilizada em muitos processos industriais, como na produção de papel, corantes e plásticos, bem como no tratamento de água. Pode ser encontrada em vários produtos, como adesivos, embalagens de comida e está presente na fumaça do tabaco.

Estudos científicos sobre a acrilamida

Um teste de laboratório foi realizado com ratos e ratazanas, o que resultou no aumento do risco dos animais terem vários tipos de câncer. Baseado nesse resultado, cientistas acreditam que o mesmo possa acontecer com os humanos; porém os efeitos da acrilamida no nosso organismo ainda não foram comprovados. Como muitas pessoas não sabem da existência dessa substância, muito menos onde ela se encontra e seus possíveis efeitos, o risco de ter câncer por falta de informação aumenta.

Como poderei evitar o consumo de acrilamida?

A agência recomenda que tenhamos preferencia por cozinhar ou fritar os alimentos até ficarem dourados e não deixarmos que chegue ao ponto de torrá-los; também se recomenda que não deixemos batatas cruas na geladeira pois temperaturas frias aumentam os níveis de acrilamida, em vez disso é melhor colocar as batatas em um local fresco e seco, acima de 6°C. O que podemos fazer também é tentar diminuir o consumo de alimentos que contenham a substância, como bolos e biscoitos recheados.

A Food Standards Agency está lutando para reduzir o nível de acrilamida em alimentos processados, entre 2007 e 2015 já houve uma redução de 30% da substância nos produtos vendidos no Reino Unido.


Fonte: MNN

Veja mais:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×