Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Documentário dirigido por Silvio Tendler teve apoio da Fundação Instituto Oswaldo Cruz

 

Os agrotóxicos não fazem bem para ninguém, mas o Brasil ainda é o país do mundo que mais os consome. Porém, há alternativas a eles e é isso que o cineasta Silvio Tendler tenta mostrar em seu novo documentário, “O veneno está na mesa 2”, lançado em abril, no Rio de Janeiro.

O filme é uma continuação da produção lançada em 2011. Com 70 minutos de duração, a nova película procura se aprofundar na desconstrução do mito de que a utilização de defensivos agrícolas é primordial para garantir abundância de alimentos para o consumidor.

Os dois documentários fazem parte de uma estratégia de ação da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida, iniciativa que reúne movimentos sociais e entidades no objetivo comum de sensibilizar a população brasileira para os riscos que os agrotóxicos representam não só para os consumidores, mas também para os trabalhadores rurais e para a natureza.

“O veneno está na mesa 2” teve apoio da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), que desenvolve iniciativas para viabilizar a produção de alimentos sem veneno. À Agência Brasil, Tendler afirmou que o filme mostra como se dá o desenvolvimento de plantações sadias e a grande dificuldade que tais produtores têm para venderem sua mercadoria.

Assim como no outro filme da série, a nova produção será distribuída gratuitamente para um circuito alternativo de exibição, que leva em conta escolas, universidades, comunidades, igrejas, assentamentos de trabalhadores rurais, entre outros.

Para saber mais sobre os malefícios que os agrotóxicos causam, confira matérias especiais do Portal eCycle (clique aqui e aqui).

Assista ao primeiro filme na íntegra:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais