Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Reciclar espelho quebrado é inviável por conta dos vários materiais que compõem esses objetos. Entenda e faça a descarte correto

O espelho é uma superfície lisa e altamente polida capaz de refletir a luz e as imagens de objetos, pessoas e animais. Segundo pesquisadores, a primeira tentativa de produção de um espelho ocorreu na Idade do Bronze, cerca de três mil anos a.C.. Em seu processo de fabricação, o espelho recebe uma camada de prata metálica e lâminas traseiras compostas de alumínio, estanho e plástico, mistura que impede sua reciclagem.

Longe de parecer com os objetos atuais, os espelhos produzidos na Idade de Bronze refletiam os contornos de uma imagem bastante distorcida. A combinação feita entre uma camada de vidro e uma fina lâmina de metal, no século XIII, foi o que permitiu revelar nitidamente as feições de um indivíduo. Contudo, esses objetos eram raros e custavam muito caro. O barateamento dos espelhos ocorreu somente durante a Revolução Industrial.

Dessa forma, além de terem viabilizado o estudo de importantes princípios da Óptica Geométrica, os espelhos passaram a ser utilizados em áreas de decoração, com fins utilitários ou apenas para refletir imagens.

Do que são feitos e por que não são recicláveis?

O vidro possui alto potencial de reciclagem, mas nem todos os tipos de vidro podem ser reaproveitados ou reciclados. Em geral, vidros compostos por diversas substâncias ou fabricados com técnicas próprias tornam o processo de reciclagem muito trabalhoso, custoso ou até impossível de ser realizado.

É o caso do espelho. Por receber uma camada de prata metálica em sua fabricação e possuir lâminas traseiras compostas de alumínio, estanho e plástico, o espelho não é reciclável. Além disso, se for descartado junto a outros materiais recicláveis, um espelho quebrado pode causar acidentes aos trabalhadores das cooperativas de coleta seletiva.

Além de fazer com que reciclar espelho quebrado não seja comercialmente viável, a mistura dos elementos químicos necessários para a fabricação de espelhos é nociva para o meio ambiente, se descartada incorretamente. Por isso, é importante fazer o descarte correto de espelhos. Se for possível, procure forma de reaproveitar o espelho quebrado, seja usando os cacos para artesanato ou usando um adesivo para disfarçar o dano.

Para realizar o descarte correto e seguro de espelhos, consulte os postos de descarte mais próximos da sua casa no mecanismo de busca gratuito do Portal eCycle. Outra dica é consultar os fabricantes do seu espelho. Segundo a logística reversa, eles também são responsáveis por dar suporte ao descarte dos produtos.

Se preferir, entre em contato com a prefeitura da sua cidade para saber como lidar com o material. E lembre-se: quando precisar descartar algum produto, escolha o descarte consciente.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais