Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Óleo e gordura da pizza presentes dificultam processo de reciclagem de papelão das caixas. Mas há alternativas

Apesar de feitas de papelão, muitos lugares não permitem o seu descarte em lixeiras ecológicas. No entanto, o problema está nos condimentos da pizza e não no papelão.

O que inutiliza as embalagens, na verdade, são os condimentos, como o óleo (gordura) e o queijo – que se impregnam no papelão. Quando uma embalagem de papelão abriga qualquer alimento que possa manchá-la com gordura (ou algo do tipo), ela deixa de ser apropriada para reciclagem. Já reparou que nos restaurantes fast-food não há lixeiras ecológicas? Pois é, apesar de muitas caixas desses alimentos aparecerem com aquele símbolo indicando a possibilidade de reciclagem, pode ter certeza de que essa informação não aparece nem nas letras miúdas.

A razão pela qual a reciclagem de caixas de pizza nessas condições fica impraticável é simples: logo quando começamos a aprender química no ginásio, a primeira lição que o/a professor(a) nos ensina é que água e óleo não se misturam. Em outras palavras, o processo de reciclagem do papel consiste em misturá-lo com água e formar uma pasta que, depois de seca, transforma-se em uma nova folha ou embalagem. Com o óleo presente nas caixas de pizza, fica impossível formar essa pasta.

Mas, como sabemos bem, a pizza é uma solução e não um problema. Mesmo que você seja daquelas pessoas que gostam de reciclar tudo, ler essa matéria não deve tornar a caixa de pizza uma vilã para você. É possível reciclar uma embalagem de pizza, sim! Basta separar as partes da caixa que não foram manchadas pela gordura, como a superfície.

Além da reciclagem, existem várias utilidades para essas caixas. No caso das caixas de pizza congeladas (que não tem o problema do óleo, apesar de fazerem mal à saúde), pode-se usar a criatividade ou enviá-la direto para a reciclagem. Já nos casos das caixas comuns, é possível separar a superfície para criar outras embalagens. Inclusive, o eCycle já publicou diversas matérias mostrando iniciativas em que o papelão reciclado foi utilizado.

Confira, no vídeo, como reutilizar uma caixa de pizza para fazer embalagens para presentes!


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais