Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Apesar de útil para limpar os dentes, creme dental pode trazer consequências não tão boas para o meio ambiente

Creme dental, gel dental ou pasta de dente, é um creme utilizado na higienização bucal, normalmente utilizado com uma escova de dentes. Seu registro mais antigo é um manuscrito egípcio no século IV a.C que fazia referencia a uma pasta feita a partir de sal, pimenta, folhas de menta e flores de íris. No entanto, o creme dental chegou ao público geral apenas no século XIX com o dentista americano Washington Sheffield.

Além de ser um hábito necessário para manutenção da saúde bucal, escovar os dentes é uma medida prazerosa, pois também deixa o hálito refrescante. Porém, não se pode ficar tão tranquilo, já que alguns danos à saúde e ao meio ambiente podem ser causados pelas pastas de dente, também conhecidas como cremes dentais. Existem, basicamente, três substâncias principais que compõem esse item tão usado no cotidiano. Confira abaixo do que é feito o creme dental:

Flúor

É muito usado para manter a saúde bucal. Ele é absorvido pelo esmalte do dente durante o processo de reposição de cálcio e fósforo, perdidos devido ao desgaste causado pelos ácidos liberados depois da alimentação. Ele ajuda a diminuir essa perda e, consequentemente, aumentar a resistência ao aparecimento de cáries.

As fontes de flúor são basicamente a água potável e os alimentos que foram produzidos e processados com água fluoretada, além do creme dental. Apesar de ser necessário ao organismo, o flúor, quando em excesso, pode causar manchas brancas nos dentes, osteoporose e até mesmo a morte por envenenamento. O flúor é um elemento tóxico aos humanos e à natureza, que também sofre danos quando ele é levado por esgoto (veja mais aqui).

Lauril éter sulfato de sódio

Lauril éter sulfato de sódio é o agente de limpeza presente no creme dental. Quando essa substância vai parar rios e lagoas através do despejo de esgoto, ela diminui a disponibilidade de elementos na água necessários à vida no habitat específico, causando morte de organismos vivos de diferentes níveis tróficos.

Triclosan

Triclosan é usado para combater o crescimento de bactérias nas pastas, mas pode causar reações alérgicas aos humanos. Além disso, diversos estudos têm sido realizados e apontam que essa substância pode enfraquecer células musculares de nossos organismos, bem como causar complicações aos peixes. E, quando despejado em rios e lagos através do esgoto, ela promove a seleção de bactérias mais resistentes, causando também outros distúrbios ao habitat e em animais (saiba mais).

A embalagem de creme dental utiliza plástico (75%) e alumínio (25%), além da caixinha de papelão que protege o tubo nas gôndolas de supermercados. Tudo isso gera resíduos, mas eles podem ser reciclados. Veja onde descartá-los adequadamente.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais