Como descartar vassouras?

eCycle

Devido ao uso cotidiano, as vassouras acabam se decompondo. O jeito é reaproveitá-las ou enviá-las para a reciclagem

Vassouras

Existem vários modelos de vassouras - cada uma para um tipo de limpeza específico: as de cerdas curtas e macias são mais utilizadas para varrer partículas finas de poeira em superfícies lisas; as de cerdas compridas e duras são recomendadas para remoção de sujeiras mais pesadas; também existem aquelas em que as cerdas duras são dispostas em um formato mais fino e angular, exatamente com o propósito de limpar cantos e locais difíceis de serem atingidos; há modelos de cerdas mistas e os que contam com cerdas bem duras – como as de piaçava. Por fim, existem também as vassouras feitas de PET reciclado, que são leves, resistentes (duram de 6 a 10 anos a mais que as vassouras de piaçava, por exemplo), não riscam o chão e são ótimas para limpar poeiras mais finas.

Todos esses tipos de vassouras citados acima têm uma função em comum: limpar a casa. Mas acontece que, devido ao uso cotidiano e o atrito constante das cerdas com o chão, eles acabam se decompondo. E dependendo do tipo de limpeza para o qual você utiliza sua vassoura, ela acaba ficando velhinha muito rápido.

Cuidados com a vassoura

Mas você pode tomar alguns cuidados, para prolongar a vida útil de sua vassoura. Confira abaixo:

Vassoura de piaçava: quando você sentir que sua vassoura não está varrendo como antes, apare as pontas dela. Isso prolongará a vida útil da vassoura por mais alguns meses. 

Vassoura de pelo: se os tufos estiverem abertos, coloque-os por cinco minutos no vapor de água fervendo. Se não resolver, passe, com força, uma vassoura de piaçava sobre os pelos. Em seguida, mergulhe-os em água quente com uma colher (sobremesa) de sal. Deixe de molho por algumas horas e faça um choque térmico, pondo-a em água fria. Para secar, basta pendurá-la.

Reciclagem

O melhor momento para fazer o descarte de vassouras é quando ela estiver varrendo mal. Se a vassoura for de plástico, descarte a parte de baixo (onde ficam as cerdas), no coletor de plásticos da coleta seletiva. Já a piaçava, por ser feita a partir das fibras das palmeiras das espécies Attalea funifera Martius e Leopoldinia piassaba, ou seja, ser orgânica, pode ser aproveitada na compostagem ou depositada em lixo comum. E no caso do cabo da vassoura, você pode dar um upcycle nele e usá-lo, por exemplo, como suporte para plantas.

Quer descartar seu objeto com a consciência tranquila e sem sair de casa?

Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail