Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

As latas de aço são recicláveis. Conheça mais sobre o processo de produção e reciclagem. E, claro, saiba como descartar as suas.

Lata de sardinha, de tinta, de molho de tomate, ervilha, milho. O que elas têm em comum? Todas são feitas de aço.

lata-de-tinta
Existe reciclagem de tinta?

O aço é a liga metálica mais utilizada pela humanidade, formado essencialmente por ferro e carbono. Outros elementos químicos são adicionados ao aço para melhorar suas características de resistência, ductilidade, dureza, etc. Ao adicionar cromo e níquel nas proporções corretas, por exemplo, o aço se torna resistente à oxidação.

E esse tipo de embalagem, segundo a Associação Brasileira da Embalagem de Aço (Abeaço), traz vários benefícios ao conteúdo. Entre eles: grande resistência mecânica, versatilidade, melhor conservação das propriedades nutritivas dos alimentos, também pode servir como brinde ao usuário e é totalmente reciclável.

Mas para entender melhor essas propriedades, vamos dar uma olhada na produção do material.

Produção

A produção de aço começa com a mineração do ferro. Esse processo é simples, podendo ser feito a céu aberto. Nessa etapa, o material passa por britadeiras para, em seguida, ser classificado de acordo com o tamanho; depois, é lavado com jatos de água para que suas impurezas sejam retiradas, tais como argila e terra. Em seguida ocorre a redução, que consiste na retirada de oxigênio do minério, reduzindo este a ferro, mais tarde reagirá com o carbono do coque, formando o CO2. Para a realização desse processo são necessárias grandes quantidades de energia térmica, fornecida pela queima do carbono que é prejudicial ao meio ambiente.

A próxima etapa é o refino, em que o ferro gusa é transformado em aço por meio da diminuição do teor de carbono e outros minerais e a introdução controlada de oxigênio. Mais adiante, ocorre a liga de ferro: o carbono recebe adição de diversos elementos que conferem características desejadas ao metal. Isso faz com que existam vários tipos diferentes de aço.

Livro relata impacto de mineradoras no Pará

A reciclagem

O aço é 100% reciclável e sua composição não muda no processo de reciclagem. Para economizar matéria-prima, as indústrias siderúrgicas costumam adicionar sucatas de aço para produzir mais aço novo. Isso significa que cada indústria de fundição de aço também é uma usina de reciclagem.

Reciclagem
Reciclagem: o que é e qual a importância?

Como o aço é um metal magnético, para separá-lo de outros metais misturados a ele pode-se usar um eletroímã. Mesmo com a possibilidade de separar o aço de outros metais ou impurezas é recomendável, no entanto, que as latas de aço esteja limpa quando for enviada para a reciclagem para que os detritos orgânicos e a terra não dificultem o processo.

Em média, uma lata de aço comum pode ser totalmente decomposta entre três e dez anos. Cerca de 47% de todas as latas de aço são recicladas no Brasil, mas este número ainda está muito abaixo de outros países. A Bélgica, por exemplo, recicla anualmente cerca de 96% latas de aço.

Latas de aço são totalmente recicláveis, ou seja, quando você a descarta na coleta seletiva ela pode voltar infinitas vezes à sua casa, em forma de tesoura, maçaneta, arame, automóvel, geladeira ou até mesmo uma nova lata. Há apenas alguns tipos de itens, como solventes, tintas e outros conteúdos que contêm química nociva e devem ser devolvidos aos fabricantes para que eles limpem os resíduos antes de enviarem para o reaproveitamento.

Danos ambientais

O aço em si não causa muitos danos ambientais, uma vez que retorna no ambiente como óxido de ferro, o que não representa risco algum de contaminação ambiental, de acordo com estudos realizados pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Embalagens (Cetea).

O problema diz respeito à mineração de ferro (componente do aço) e, consequentemente, o desmatamento. Isso porque grandes volumes de terra são removidos para o processamento de minério. Carajás, cidade localizada no Pará, por exemplo, produz 100 milhões de toneladas por ano. O que significa, aproximadamente, 123,5 km² de área desmatada para esse fim. E esses números tendem a crescer à proporção da demanda no Brasil e no mundo.

Ou seja, não há motivos para você deixar de reciclar suas latas de aço Com a ampla reciclagem do aço, há redução significativa da fabricação de novo aço. Por consequência, a extração de minério de ferro e de carvão mineral é amplamente reduzida. Além disso, a emissão de gases do efeito estufa e o consumo de água diminuem. Mas lembre-se, opte sempre pelo descarte consciente, respeitando o meio ambiente para uma pegada leve!

Quer descartar seu objeto com a consciência tranquila e sem sair de casa?

Verifique o campo

Por favor, informe um ou mais objetos que deseja descartar, seja especifico quais objetos e a quantidade exata.

Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais