Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Arquiteto da Malásia cria luminária com dobraduras de caixa de leite

As caixas de suco e de leite popularmente chamadas de “longa vida”, são também conhecidas como embalagens cartonadas. Suas características as transformam em uma super solução para conservação de alimentos e transporte (logística), sendo opção preferencial entre os fabricantes de produtos alimentícios líquidos. Sua composição se dá em múltiplas camadas de materiais diversos, como papel, plástico e alumínio.

Embora reciclável, o processo de reciclagem destas embalagens não é simples em razão da combinação e disposição dos componentes, demandando equipamentos específicos e não necessariamente disponíveis para o processamento do enorme volume de resíduos desta natureza gerados em nossa sociedade. Por outro lado, tais embalagens podem ser pode ser reutilizadas de várias maneiras, como na confecção de brinquedos, acessórios e objetos decorativos. Mas já pensou em reaproveitar a embalagem como origami (dobradura japonesa) e fazer sofisticadas luminárias?

Pensando em reduzir a quantidade de lixo que é destinado ao aterro sanitário, o arquiteto malasiano Ed Chew criou uma luminária que reutiliza a caixa de leite com uma técnica de dobradura chamada “kusudama origami”.

Ela consiste, basicamente, em dobrar vários papéis em formato de pirâmides e uni-los, dando uma configuração esférica. No lugar do papel, o arquiteto utilizou caixas de leite limpas, cortou-as em tiras e dobrou cada tira em seis partes, obtendo a forma piramidal, como é possível ver abaixo:

Luminária feita com dobraduras de caixa de leite

Para não utilizar cola, o artista uniu as pirâmides com tiras que são amarradas a cada um dos pequenos triângulos, formando um hexágono ou um pentágono.

Luminária feita com dobraduras de caixa de leite
Luminária feita com dobraduras de caixa de leite

Para fazer a luminária de forma esférica, Chew precisou de 108 hexágonos e 12 pentágonos, que também foram unidos da mesma forma que a estrutura triangular (sem utilização de cola). Foi necessário deixar um espaço um pouco maior para inserir a lâmpada e o soquete.

Luminária feita com dobraduras de caixa de leite

A ideia, que pode ser feita em casa e foi batizada de Tetrabox Lamp, ganhou, em 2011, uma importante competição internacional de design (Bright Ideas Lighting Design Competition), nas categorias “artesanato” e “projeto sustentável”, pois reutiliza embalagens cartonadas e não faz uso de adesivos ou cola. Veja como fica legal na sala:

Luminária feita com dobraduras de caixa de leite
Luminária feita com dobraduras de caixa de leite

Acompanhe um vídeo que te ajuda a entender melhor como fazer sua própria luminária de embalagens longa vida:


Fonte: Ed chew


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais