Para que serve o bicarbonato de sódio

eCycle

Capaz de neutralizar e tamponar o pH, o bicarbonato serve como um coringa para soluções caseiras

Bicarbonato de sódio: para que serve

Responder à pergunta de “Para que serve o bicarbonato de sódio?” é uma tarefa ao mesmo tempo simples e ingrata. Simples porque é possível generalizar dizendo que o bicarbonato serve para quase tudo. O sal é um coringa para soluções caseiras, podendo ser usado tanto como ingrediente na preparação de alimentos (como fermento para pães e bolos) quanto como produto de limpeza. E é aqui, na hora de dar detalhes, que explicar para que serve o bicarbonato se torna uma tarefa ingrata.

O bicarbonato de sódio, cuja fórmula molecular é NaHCO3, é um composto químico natural e classificado como um sal. Ele atua como um agente neutralizante, ajudando tanto na redução de alcalinidade e quanto na de acidez, pois sua ação é no sentido de deixar o meio com o pH o mais próximo possível de 7, o valor neutro. Além disso, o bicarbonato também funciona como agente de tamponamento, evitando mudanças no equilíbrio do pH. Leia mais sobre “O que é bicarbonato de sódio”.

Essa dupla capacidade de neutralizar e tamponar são as propriedades mais marcantes do sal e é graças a elas que o bicarbonato possui tantas utilidades diferentes. O produto pode ser usado como componente de xampus e condicionadores caseiros, como fermento para pães e bolos leves, em receitas de produtos de limpeza caseiros, para higienizar verduras, frutas e vegetais, como remédio para afta e até para limpar rejuntes.

Para que serve o bicarbonato

Conheça usos do bicarbonato de sódio que são incríveis e vão te ajudar a economizar um dinheirão. É possível substituir quase todos os produtos de limpeza convencionais por misturas com bicarbonato.

Lavar verduras, frutas e vegetais

Remover manchas nas paredes

Para usar o bicarbonato como tira mancha, coloque o sal em uma esponja úmida e esfregue delicadamente sobre a parede. Isso serve para remover manchas e rabiscos de canetas.

Limpeza geral da casa

Limpar rejuntes

Misture bicarbonato com água oxigenada e esfregue sobre a sujeira. Em seguida remova com água. Lembre-se de utilizar luvas!

Bicarbonato serve para fazer cosméticos

Na área cosmética, o bicarbonato também é muito versátil. Você pode fazer xampu para cabelos oleosos, desodorante e até um esfoliante.

Sal de banho

Substitui os sais de banho. Adicione meia xícara de bicarbonato de sódio ao seu banho - ele ajuda a neutralizar os ácidos de sua pele e a remover óleos e a transpiração corporal em excesso, trazendo uma sensação de pele macia.

Esfoliante para a pele

Para fazer um esfoliante básico com bicarbonato você só precisa dos seguintes ingredientes:

  • Três colheres de chá de bicarbonato de sódio;
  • Uma colher de sopa de água.

Modo de preparo:

Misture os ingredientes, formando uma pasta. Aplique sobre a pele esfregando com movimentos circulares e, em seguida, enxágue com água. Veja mais receitas de esfoliantes caseiros.

Neutraliza odores corporais

O bicarbonato também serve para substituir o desodorante. Veja a receita completa em "Faça você mesmo: desodorante caseiro".

Relaxa os pés

Mergulhe seus pés em uma bacia com água quente e com três colheres de sopa de bicarbonato de sódio para acalmar e aliviar o cansaço após um dia inteiro de trabalho.

Xampu e condicionador para cabelos oleosos

É possível usar o bicarbonato para lavar cabelos oleosos. A receita é parte das técnicas "no poo" e pode ser conferida na integra na matéria: "Receitas caseiras de xampus e condicionadores sustentáveis".

Usos inusitados

Existem algumas coisas para as quais nunca pensamos que poderiam existir alternativas naturais. O bicarbonato também serve em alguns desses casos.

Desentupir ralo

Limpar bichos de pelúcia

O bicarbonato ajuda a remover o mau cheio de bichos de pelúcia. Basta polvilhar um pouco do sal sobre eles e deixe agir por 15 minutos. Em seguida, escove para remover o bicarbonato.

Talco

Quando aplicado em calçados, o bicarbonato de sódio também serve para acabar com o chulé! Coloque uma pequena quantidade de bicarbonato nos sapatos quando não estiverem em uso e depois retire o excesso quando for usar.

Limpa baterias de carro

Devido a suas propriedades neutralizantes, o bicarbonato de sódio pode ser usado para neutralizar a corrosão ácida das baterias de carros. Certifique-se de desconectar os terminais da bateria antes de limpar. Faça uma pasta de três partes de bicarbonato de sódio para uma parte de água e aplique com um pano úmido para esfregar a corrosão do terminal da bateria. Depois de limpar e reconectar os terminais, limpe-os com vaselina para evitar futura corrosão.


Veja também:


Agora que você já sabe como descartar, a eCycle te ajuda! Clique aqui para visitar nossa página de Postos de Reciclagem e encontre o melhor destino possível para seu item.
Quer saber sobre outros materiais? Navegue pela seção Recicle Tudo.
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail