Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Entenda como descartar lava-louças e a importância do descarte correto

A máquina lavadora de louças, também conhecida como lava-louças ou lava-pratos, pode ser uma saída viável para quem preza pela economia e praticidade, desde que bem utilizada. No entanto, como todos os eletrodomésticos, sua vida útil chega ao fim. Então, como descartar sua lava-louças?

Simplesmente jogá-la fora em vias públicas ou terrenos baldios não é uma boa opção. Além do desrespeito e da falta de consciência ambiental, descartar resíduos de maneira incorreta é uma infração punida cada vez com mais vigor pelas leis brasileiras.

Como descartar lava-louças corretamente?

Para fazer o descarte de lava-louças corretamente, é importante seguir algumas diretrizes para garantir que ela seja removida de forma segura e adequada para o meio ambiente. Algumas opções para descartar máquina de lavar louças incluem:

Cata bagulho

Entre em contato com a prefeitura da sua cidade e verifique se a coleta de lixo, também conhecida como “cata bagulho”, da sua cidade ou município, pode coletar  itens como secadoras. Se sim, agende uma data de coleta e deixe a máquina em local acessível para a equipe de coleta.

Ponto de coleta

Outra alternativa é levar sua lava-louças até o ponto de coleta mais próximo da sua casa. Você pode verificar quais são as opções no mecanismo de busca gratuito na home do Portal eCycle, no botão “Onde descartar?”.

Coleta e reciclagem paga

Você ainda pode solicitar um orçamento gratuito para a retirada e descarte correto e certificado da sua máquina preenchendo o formulário abaixo:

Verifique o campo

Por favor, informe um ou mais objetos que deseja descartar, seja especifico quais objetos e a quantidade exata.

Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo

Onde a coleta ocorre?

Os serviços de coleta oferecidos estão disponíveis nos estados das regiões:

  • Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul);
  • Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo);
  • Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins);
  • Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe);
  • Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal).

Alternativas ao descarte de lava-louças

A escolha irá depender do estado da sua lava-louças, do seu objetivo e das suas habilidades e recursos disponíveis. Antes de descartar, você pode tentar recuperá-la com algumas alternativas, como:

Reforma

Se a máquina estiver em bom estado estrutural, você pode optar por dar uma nova vida a ela com uma reforma ou transformá-la em outro tipo de móvel com criatividade. 

Doação

Se a lavadora de louça não serve mais para você, mas está em bom estado, uma opção é doá-la para alguém que possa utilizá-la. Procure instituições de caridade, abrigos, bibliotecas comunitárias ou grupos de doação da sua região. Assim, você estará contribuindo para ajudar outras pessoas e evitando que a peça vá para o lixo.

Revenda

Caso o eletrodoméstico tenha valor de mercado e você tenha interesse em vendê-la, você pode optar por colocá-la à venda em sites especializados em comércio de móveis usados, ou em grupos de venda e troca nas redes sociais.

Atenção:

Caso você decida doar ou revender, é importante conscientizar o próximo proprietário do eletrodoméstico sobre o descarte correto. Atente-se que você pode simplesmente estar postergando o problema, pois não há garantias de que aquele que receber o eletrodoméstico o irá descartá-lo adequadamente quando a hora chegar. 

Então, a máquina acaba indo para lixões e aterros, o que prejudica as intenções do doador de estender a vida útil da máquina para contribuir com a Economia Circular, por exemplo.

Por que é importante descartar lava-louças corretamente?

A consciência ambiental deve estar presente também no momento do descarte. Eletrodomésticos são compostos por uma variedade de materiais que devem ser destinados a processos específicos de reciclagem e descaracterização, nem sempre respeitados pela coleta aleatória de “sucateiros”. Não importa o modelo: pequena, grande ou suspensa. O descarte adequado serve para todas!

Os metais presentes na lavadora podem levar anos para se decompor. Se descartados em lixões e aterros, eles podem liberar alguns compostos tóxicos que prejudicam o meio ambiente e a saúde.

Além disso, o descarte incorreto impede que o material seja reaproveitado. O reaproveitamento, por sua vez, ajudaria a preservar os recursos naturais e diminuir as emissões de gases do efeito estufa provenientes do processo de produção de um metal novo.

O plástico é um dos principais problemas no meio ambiente, já que ele demora muito para se decompor. E o pior é que parte de todo esse plástico – no formato de microplástico e nanoplástico – acaba entrando na cadeia alimentar e prejudicando diversos organismos, inclusive humanos.

Por fim, o lixo eletrônico possui diversos componentes tóxicos e até cancerígenos. Eles incluem chumbo, cádmio, cobre, mercúrio e lítio. Dessa forma, quando descartados incorretamente, eles podem contaminar os lençóis freáticos, o solo e provocar riscos na saúde pública.

A lava-louças consome muita água?

Foto de Pille R. Priske na Unsplash

Adquirir uma lava-louças não é apenas uma opção para poupar tempo, mas também uma escolha com base no consumo consciente.

As máquinas de lavar louça são atualmente muito mais eficientes na questão do consumo de água. Quando utilizadas para lavar um conjunto completo de 12 pratos, gastam de três a quatro vezes menos água da quantidade estimada para lavar o mesmo conjunto à mão. Além disso, a lava-louças não necessitam do uso da esponja e nem de luvas, que possuem uma destinação final complicada.

Esponjas de Limpeza
Esponjas de limpeza: impactos e alternativas

Já em relação à energia elétrica e à pegada de carbono, as duas opções não apresentam muitas diferenças. Dessa forma, se você quiser economizar água e otimizar a lavadora de louças para diminuir o consumo de energia, você pode:

  • usar a máquina somente quando ela estiver totalmente cheia de louça;
  • raspar o resto de comida dos seus pratos antes de colocá-los na máquina;
  • se disponível nas configurações, escolher uma função ecológica ou evitar usar o mecanismo de aquecimento de água;
  • usar a lava-louças somente de dia caso você utilize painéis solares;
  • procurar o modelo mais eficiente em termos energéticos disponível.

Também é importante verificar os custos de funcionamento, as emissões de CO2 e a longevidade de uma máquina.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais