Como descartar telhas de amianto?

eCycle

Amianto: uma ameaça para saúde!

amianto

Antes de mais nada é bom que você fique sabendo: amianto é um material muito controverso e potencialmente perigoso!

Durante muito tempo o amianto foi utilizado sem restrições por possuir características muito interessantes para a construção, como resistência a altas temperaturas, boa qualidade isolante, flexibilidade, durabilidade, incombustibilidade, resistência ao ataque de ácidos, além de ser um material de baixo custo. Com o passar do tempo foi comprovada a periculosidade do mineral, reconhecido como cancerígeno pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Quando inaladas ou ingeridas, as fibras do pó do amianto estimulam mutações celulares dentro do organismo podem dar origem a tumores e a certos tipos de câncer de pulmão. A matéria-prima já foi proibida em mais de 50 países. No Brasil, seu uso ainda é permitido, mesmo com conhecimento do risco potencial. Segundo a Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea), existem diversos casos de ex-trabalhadores da mineração da indústria que lida com tais materiais que adoeceram e até faleceram devido a doenças desenvolvidas pelo contato com amianto.

Dê preferência às telhas e caixas d’água que não possuam amianto em sua composição. Embora uma telha de amianto tenha uma durabilidade de aproximadamente 70 anos, esse tempo é mínimo se pensarmos no longo prazo. O meio ambiente não deve sofrer as conseqüências de um uso irresponsável que ocorre por 70 anos e ainda causa riscos permanentes aos humanos e animais. Infelizmente, as alternativas disponíveis estão associadas a matérias-primas que também trazem danos ao meio ambiente, como o petróleo, mas possuem menor impacto, pois podem ser recicladas e causam menos danos à saúde.

Descarte

O amianto é um material nocivo à saúde e ainda não há formas desenvolvidas para sua reutilização ou reciclagem. A descontaminação é muito difícil de ser feita devido ao alto custo e apenas em alguns casos é realizada, geralmente em indústrias.

A resolução 348 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), de 2004, determina que produtos que têm o amianto como matéria-prima não podem ser descartados em qualquer local. A recomendação é de que o amianto seja descartado juntamente com resíduos perigosos em aterros especializados. Para fazer o descarte de telhas de amianto corretamente, uma boa solução é consultar a administração regional ou a prefeitura de sua cidade.

Atenção, na hora de retirar a telha ou a caixa d’água é preciso tomar todo o cuidado e evitar a quebra do material e eventual contaminação pelas fibras do amianto.


Veja também:


Agora que você já sabe como descartar, a eCycle te ajuda! Clique aqui para visitar nossa página de Postos de Reciclagem e encontre o melhor destino possível para seu item.
Quer saber sobre outros materiais? Navegue pela seção Recicle Tudo.
 

Comentários  

 
-5 #1 2012-04-01 22:11
Não é verdade que o amianto é um produto controverso e potencialmente perigoso. Pode causar doenças se você se expuser à poeira dele 8 horas por dia e durante 10 a 15 anos. Poeira em demasia provoca câncer, cigarro idem, banho de sol em demasia também. Na verdade, a única coisa que a fibra de amianto tem matado é a concorrência. Ninguém consegue concorrer em custo e qualidade com produtos que contenham amianto. Óbvio que alguém tem interesse em bani-lo. E como tem!
Citar
 
 
+2 #2 2012-04-03 18:42
Citando Luiz Carlos Bordoni:
Não é verdade que o amianto é um produto controverso e potencialmente perigoso. Pode causar doenças se você se expuser à poeira dele 8 horas por dia e durante 10 a 15 anos. Poeira em demasia provoca câncer, cigarro idem, banho de sol em demasia também. Na verdade, a única coisa que a fibra de amianto tem matado é a concorrência. Ninguém consegue concorrer em custo e qualidade com produtos que contenham amianto. Óbvio que alguém tem interesse em bani-lo. E como tem!


Prezado Luiz Carlos,

Nosso espaço é aberto a comentários e o seu, agradecemos, bem vindo. O adjetivo controverso cabe à diversidade de opiniões em respeito ao que outros também cultivem sobre o tema. Cabe a nós a publicação destas.

De nossa parte, adicionamos, causa apreensão a falta de estrutura por parte de produtores e governos que os autorizam comercialização quanto ao adequado acolhimento destes produtos, por ocasião de seu necessário descarte.
Citar
 
 
-13 #3 2012-05-17 16:42
Eu acho isso um absurdo querem tirar as telhas de amianto do mercado pra colocar aquela porcaria de telhas com fibrocimento.
Eu tinha um telhado feito por 20 anos com telhas de amianto e fiz a besteira de trocar por essas tais telhas de fibrocimento da Brasilit a 1ª chuva que deu enxarcou todas as telhas e vazaram pela casa toda.
Bela troca de telhas não é não.
Pois agora vou buscar encontrar telhas de amianto pra refazer meu telhado ... prefiro ficar com Câncer, mas sem chuva na cabeça do que saudavél com gotejamentos excessivos por toda casa.
Desculpa, mas essa é minha opinião.
Citar
 
 
+6 #4 2012-06-29 14:18
Olá, eu estou fazendo um projeto sobre o amianto para a feira da minha escola, achei muito interessante seu texto.
É desanimador ver esses comentários acima onde as pessoas não conhecem os riscos que estão correndo e ainda assim ofendem os outros, mas aqui na minha cidade eu e as outras componentes do grupo percorremos alguns bairros e as pessoas estão começando a ter mais cultura e conhecer mais, isso me deixa satisfeita.
Obrigada, qualquer coisa que souber mais sobre este mineral me mande por email, agradeço desde já...
Citar
 
 
+2 #5 2012-07-05 13:53
Exmos. Srs.,
Desde já os nossos cumprimentos.
ATENÇÃO, o AMIANTO MATA.
Proteja os seus colaboradores!
Não vale a pena correrem riscos desnecessários!
Vendemos Unidades Rebocáveis e Fixas para Descontaminação de Amianto a Pressões Negativas, em Pessoas que Trabalhem na Remoção de Amianto.
USE EQUIPAMENTO ADEQUADO!
NÃO CORRA RISCOS DESNECESSÁRIOS!
Amianto - Riscos para a Saúde
A inalação das mais finas fibras de amianto, não visíveis à vista desarmada, poderá provocar graves doenças nos seres humanos. Poderão ser contraídos carcinomas dos brônquios, mesoteliomas ou cancro de pulmão, doenças cancerígenas incuráveis. O risco aumenta com o grau de exposição, portanto, em função da carga média a longo prazo e da respetiva duração de atuação.
Mesmo em curtos espaços de tempo, as cargas máximas podem exercer uma influência negativa considerável para o resto da sua vida.
Portugal
Citar
 
 
+10 #6 2012-12-11 20:22
A pergunta é: Como devo descartar telhas de amianto? Eu sou alemão e vivo no Brasil. Em muitos países do mundo amianto está proibido hà muitos anos. Na Europa existem empresas especializados que usam uma proteção com máscaras (filtro P2) e roupa descartável. Eles desprendem as telhas sem quebrar, embalam em sacos grossos de plástico e levam para aterros especiais. Aqui no Brasil o povo não sabe nada sobre as fibras de amianto, porque a indústria de amianto tem um poder político muito grande. Eu vi várias vezes pedreiros, lixeiros, catadores e até bombeiros quebrar telhas sem proteção nenhuma. Na últimas vez na frente de uma escola. Eu liguei para o ministério do meio ambiente, mas lamentavelmente não me podiam informar onde levar entulho de amianto....chegou a hora de acordar! Quero agradecer aos criadores deste site!!
Citar
 
 
0 #7 2013-12-11 23:23
Preciso retirar telhas de amianto na cidade Santos (SP) , e não sei qual o local adequado para depositar este material. Favor informar endereço e cidade que receba este material.
grato
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail