Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O descarte de ar condicionado ainda é uma dúvida para muitos. O aparelho pode ter as peças reaproveitadas na reciclagem

Muitas pessoas já consideram o ar-condicionado um eletrodoméstico indispensável; assim como o crescimento do mercado do aparelho, é preciso seguir as devidas necessidades de manutenção e de descarte do lixo eletrônico.

Os aparelhos condicionadores de ar são recicláveis, mas é possível reutilizá-los antes de tal processo. A reciclagem de ar-condicionado contribui para o reaproveitamento de materiais. O reaproveitamento, por sua vez, ajudaria a preservar os recursos naturais e diminuir as emissões de gases do efeito estufa provenientes do processo de produção de um aparelho novo.

Além disso, deve-se tomar os devidos cuidados devido aos componentes dos aparelhos, que, quando descartados de forma incorreta, podem causar impactos ambientais. 

Como descartar ar-condicionado corretamente?

Foto de Dewi Karuniasih na Unsplash

Ao jogar seu aparelho em aterros ou lixões, ele levará anos para se decompor. Durante esse tempo, ele causa diversos danos ambientais devido aos componentes encontrados no equipamento, como o plástico, metal e gases refrigerantes.

Não opte por descartar seu aparelho de ar-condicionado, seu ventilador ou climatizador nas ruas, considerando que o Programa Nacional de Resíduos Sólidos define que um descarte adequado é de responsabilidade do usuário.

Para descartar seu ar-condicionado corretamente, é importante seguir algumas diretrizes para garantir que ela seja removida de forma segura e adequada para o meio ambiente. Algumas opções para descarte incluem:

Cata bagulho

Entre em contato com a prefeitura da sua cidade e verifique se a coleta de lixo, também conhecida como “cata bagulho”, da sua cidade ou município, pode coletar itens como condicionadores de ar. Se sim, agende uma data de coleta e deixe a máquina em local acessível para a equipe de coleta.

Ponto de coleta

Outra alternativa é levar seu ar-condicionado até o ponto de coleta mais próximo da sua casa. Você pode verificar quais são as opções no mecanismo de busca gratuito na home do Portal eCycle, no botão “Onde descartar?”.

Coleta e reciclagem paga

Você ainda pode solicitar um orçamento gratuito para a retirada e descarte correto e certificado da sua máquina preenchendo o formulário abaixo:

Verifique o campo

Por favor, informe um ou mais objetos que deseja descartar, seja especifico quais objetos e a quantidade exata.

Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo

Alternativas ao descarte 

A escolha irá depender do estado do seu ar-condicionado, do seu objetivo e das suas habilidades e recursos disponíveis. Antes de descartar, você pode tentar recuperá-lo com algumas alternativas, como:

Doação

Se o ar-condicionado não serve mais para você, mas está em bom estado, uma opção é doá-lo para alguém que possa utilizá-lo. Procure instituições de caridade, abrigos, bibliotecas comunitárias ou grupos de doação da sua região. Assim, você estará contribuindo para ajudar outras pessoas e evitando que a peça vá para o lixo.

Revenda

Caso o eletrodoméstico tenha valor de mercado e você tenha interesse em vendê-lo, você pode optar por colocá-lo à venda em sites especializados em comércio de móveis usados, ou em grupos de venda e troca nas redes sociais.

Atenção:

Caso você decida doar ou revender, é importante conscientizar o próximo proprietário do eletrodoméstico sobre o descarte correto. Atente-se que você pode simplesmente estar postergando o problema, pois não há garantias de que aquele que receber o eletrodoméstico o irá descartá-lo adequadamente quando a hora chegar. 

Então, a máquina acaba indo para lixões e aterros, o que prejudica as intenções do doador de estender a vida útil da máquina para contribuir com a Economia Circular, por exemplo.

Impactos ambientais do descarte incorreto 

A consciência ambiental deve estar presente também no momento do descarte. Eletrodomésticos são compostos por uma variedade de materiais que devem ser destinados a processos específicos de reciclagem e descaracterização, nem sempre respeitados pela coleta aleatória de “sucateiros”

Os metais presentes no condicionador de ar podem levar anos para se decompor. Se descartados em lixões e aterros, eles podem liberar alguns compostos tóxicos que prejudicam o meio ambiente e a saúde, como metais pesados.

O plástico é um dos principais problemas no meio ambiente, já que ele demora muito para se decompor. E o pior é que parte de todo esse plástico – no formato de microplástico e nanoplástico – acaba entrando na cadeia alimentar e prejudicando diversos organismos, inclusive humanos.

Por sua vez, o lixo eletrônico possui diversos componentes tóxicos e até cancerígenos. Eles incluem chumbo, cádmio, cobre, mercúrio e lítio. Dessa forma, quando descartados incorretamente, eles podem contaminar os lençóis freáticos, o solo e provocar riscos na saúde pública.

Outro grande problema com os aparelhos de ar-condicionado é que eles liberam hidrofluorocarbonetos (HFC) na atmosfera. Os HFCs são gases refrigerantes usados para substituir os clorofluorocarbonetos (CFCs), gases prejudiciais à camada de ozônio

No entanto, os HFCs contribuem em grande medida para o aquecimento global. O mais utilizado, chamado de R410A, é mais de 2.000 vezes mais potente do que o dióxido de carbono (CO2)

Consumo de energia do ar-condicionado

Os aparelhos de ar condicionado consomem mais eletricidade do que qualquer outro aparelho doméstico. Juntamente com os ventiladores elétricos, eles consomem 10% da eletricidade global. Em algumas partes dos EUA e Oriente Médio, por exemplo, 70% do pico de consumo de energia elétrica residencial nos dias mais quentes é devido a necessidade de refrigeração. 

Como diminuir o consumo de energia do ar-condicionado?

Uma alternativa para diminuir o consumo de energia do ar-condicionado é usá-lo apenas em ambientes fechados. Assim, ele gasta menos energia para regular a temperatura desejada.

Além disso, consumidores devem pesquisar modelos mais eficientes energeticamente e, se possível, menos poluentes, na hora da compra. Também é importante investir na manutenção regular do aparelho, evitando possíveis problemas futuros, como vazamentos do gás refrigerante.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais