Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Saiba como escolher o tamanho da composteira para sua casa ou apartamento

Composteira pequena ou composteira grande? Como escolher o tamanho ideal para a minha casa? Entenda mais sobre os diferentes tamanhos de composteira e qual deles usar de acordo com a sua rotina.

O que é compostagem?

Existem diversos tamanhos de composteira, eles incluem composteira pequena, média e grande. Descubra qual é o melhor modelo para sua rotina.

compostagem doméstica é uma das soluções para os resíduos sólidos. O processo consiste em decompor a matéria orgânica por meio de processos com ou sem a presença de minhocas e tem como produto final o húmus e o chorume, que podem ser utilizados como fertilizante natural.

Húmus
Húmus: o que é e quais são suas funções para o solo

A maior dúvida de quem está começando a fazer compostagem é como encontrar o melhor tamanho de composteira. Para saber se você deve adquirir a composteira grande, média ou pequena para sua casa ou apartamento, é importante levar em consideração: o tipo de compostagem escolhido, o ambiente que você dispõe para a composteira e o volume de resíduos que serão decompostos, de acordo com a quantidade de pessoas que moram na residência.

Quais são os tipos de compostagem?

No que diz respeito aos agentes de decomposiçãoda matéria orgânica, existem dois tipos de compostagem: a vermicompostagem e a compostagem seca. No primeiro modo, o processo é realizado por meio da ação de invertebrados, como a minhoca e o piolho-de-cobra, no sistema para auxiliar os micro-organismos já presentes no solo a fazerem a decomposição da matéria orgânica.

Na compostagem seca, somente os micro-organismos presentes no solo fazem a decomposição sem nenhum auxílio externo. A principal diferença entre os dois tipos de compostagem é o tempo de decomposição (o processo que conta com o uso de minhocas é mais rápido).

Minhoca
Minhoca: importância na natureza e em casa

Além do tipo de compostagem, é necessário analisar o espaço que será disponibilizado. Caso você disponha de um lugar aberto com um canteiro, por exemplo, e goste de lidar com plantas e terra, uma opção para o seu projeto é a compostagem de chão (compostagem seca). Nela, é feita uma pilha de resíduos orgânicos e matéria seca, com as proporções de uma parte orgânica para duas partes de matéria seca.

Apartamento x casa

Se você mora em apartamento ou até mesmo uma casa, mas não dispõe de lugares abertos ou de muito tempo, composteiras secas manuais ou automáticas ou a vermicompostagem feita com contêineres são as melhores opções. A principal diferença entre a composteira seca manual e a automática é que a segunda realiza todo o processo de revirar o composto automaticamente, degradando todo o resíduo em 24 horas.

A composteira manual é formada por três ou mais caixas de plástico empilhadas, sendo que as de cima são caixas digestoras, onde ocorre a compostagem dos resíduos, e a última caixa é coletora do biofertilizante líquido – com uma torneira para sua retirada.

A vermicompostagem, ou minhocário, é recomendada para pessoas que vivem em apartamentos e casas. E para isso existem variações do tamanho da composteira doméstica.

Composteira
Privado: Composteira doméstica
Transforme seu lixo orgânico em um poderoso adubo natural para plantas
A partir de R$137,00
Até 20% de desconto
Comprar

Grande, média ou pequena?

Composteiras
Foto: Divulgação

Os tamanhos de composteira dependem do fornecedor. Mas, em geral, eles são:

  • pequena – 2 caixas digestoras e 1 coletora: para família de até 4 pessoas
  • média – 3 caixas digestoras e 1 coletora: para família de 5 à 6 pessoas
  • grande – 4 caixas digestoras e 1 coletora: para família de 7 à 8 pessoas

Você pode aumentar ou diminuir a quantidade de caixas digestoras conforme a demanda. Em geral, as famílias que cozinham mais em casa têm uma maior demanda. Vegetarianos e veganos que consomem alimentos frescos ou cozinham bastante, também têm uma maior demanda por composteiras de tamanho médio ou grande. O lado bom é que, quanto mais lixo orgânico produzido em casa, menos fast-food, lixo plástico e lixo orgânico não compostado é produzido lá fora.   

Na loja eCycle, você encontra diferentes modelos de composteiras, além de acessórios para compostagem, incluindo caixas digestoras avulsas e anéis de apoio da composteira Humi.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais