Composteira grande ou pequena? Qual usar?

eCycle

Saiba como escolher o tamanho da composteira para sua casa ou apartamento

composteira grande composteira mini composteira pequena
Imagem: eCycle/divulgação

Existem diversos tamanhos de composteira, eles incluem composteira média, grande e pequena. Descubra qual é o melhor modelo para sua rotina.

Compostagem

A compostagem doméstica é uma das soluções para os resíduos sólidos. O processo consiste em decompor a matéria orgânica por meio de processos com ou sem a presença de minhocas e tem como produto final o húmus e o chorume, que podem ser utilizados como fertilizante natural.

A maior dúvida de quem está começando a fazer compostagem é como encontrar o melhor tamanho de composteira. Para saber se você deve adquirir a composteira grande, média ou pequena para sua casa ou apartamento, é importante levar em consideração: o tipo de compostagem escolhido, o ambiente que você dispõe para a composteira e o volume de resíduos que serão decompostos, de acordo com a quantidade de pessoas que moram na residência.

Tipos de compostagem

Existem dois tipos de compostagem: a vermicompostagem e a compostagem seca. No primeiro modo, o processo é realizado por meio da ação de minhocas no sistema para auxiliar os micro-organismos já presentes no solo a fazerem a decomposição da matéria orgânica. Na compostagem seca, somente os micro-organismos presentes no solo fazem a decomposição sem nenhum auxilio externo. A principal diferença entre os dois tipos de compostagem é o tempo de decomposição (o processo que conta com o uso de minhocas é mais rápido).

Além do tipo de compostagem, é necessário analisar o espaço que será disponibilizado. Caso você disponha de um lugar aberto com um canteiro, por exemplo, e goste de lidar com plantas e terra, uma opção para o seu projeto é a compostagem de chão (compostagem seca). Nela, é feita uma pilha de resíduos orgânicos e matéria seca, com as proporções de uma parte orgânica para duas partes de matéria seca.

Apartamento x casa

Se você mora em apartamento ou até mesmo uma casa, mas não dispõe de lugares abertos ou de muito tempo, composteiras secas manuais ou automáticas ou a vermicompostagem feita com contêineres são as melhores opções. A principal diferença entre a composteira seca manual e a automática é que a segunda realiza todo o processo de revirar o composto automaticamente, degradando todo o resíduo em 24 horas.

A composteira manual é formada por três ou mais caixas de plástico empilhadas, sendo que as de cima são caixas digestoras, onde ocorre a compostagem dos resíduos, e a última caixa é coletora do chorume - com uma torneira para sua retirada.

A vermicompostagem, ou minhocário, é recomendada para pessoas que vivem em apartamentos e casas. E para isso existem variações do tamanho da composteira.

Grande, média ou pequena?

composteira grande composteira mini composteira pequena
Foto: Divulgação

O tamanhos de composteira dependem do fornecedor. Mas, em geral, eles são:
  • Composteira pequena - 2 caixas digestoras e 1 coletora: para família de até 4 pessoas
  • Composteira média - 3 caixas digestoras e 1 coletora: para família de 5 à 6 pessoas
  • Composteira grande - 4 caixas digestoras e 1 coletora: para família de 7 à 8 pessoas
Você pode aumentar ou diminuir a quantidade de caixas digestoras conforme a demanda. Em geral, famílias que cozinham mais em casa têm uma maior demanda. Vegetarianos e veganos que consomem alimentos frescos ou cozinham bastante, também têm uma maior demanda por composteiras tamanho médio ou grande. O lado bom é que, quando mais lixo orgânico produzido em casa, menos fast-food, lixo plástico e lixo orgânico não compostado é produzido lá fora.


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail