Aquametrix: o sistema que monitora sua caixa de água para evitar dores de cabeça e auxiliar na economia

eCycle

Acompanhe os níveis de sua caixa de água, tenha dados para introduzir políticas efetivas que reduzem seu consumo e evite transtornos devido a cortes abruptos de abastecimento

Aquametrix

O brasileiro usa, em média, duzentos litros de água por dia, o que representa 75% a mais do que o consumo necessário recomendado. Segundo a ONU, 110 litros de água por dia é o suficiente para suprir as necessidades de consumo e higiene de uma pessoa. O desperdício não é sustentável para o planeta e muito se fala sobre os perigos da utilização indiscriminada a água potável.

Os debates sobre o uso racional da água levantam a importância sobre a redução do consumo desenfreado a partir do local em que cidadãos gastam mais água: em casa. Em residências, fazemos o controle da quantidade de água que gastamos por meio da leitura realizada pela companhia de abastecimento e saneamento de cada região. Mas muitas vezes edifícios não possuem relógios de consumo hídrico individual, o que dificulta a vistoria dos usuários sobre seus gastos. Adotar relógios individuais e um sistema de monitoramento da caixa d'água é fundamental para uma boa gestão da água em ambientes comunitários; entretanto, infelizmente, a opção dos relógios individuais muitas vezes se torna inviável tecnicamente e/ou muito custosa do ponto de vista de transtorno (obra) e financeiro para o condomínio (saiba aqui outras dicas para gerir os recursos hídricos com responsabilidade em seu condomínio).

Aquametrix

Muitas vezes o excesso de gastos aparece após medidas restritivas feitas exatamente para diminuírem o consumo serem tomadas, como aumento da tarifa. Por parte do consumidor, falta de conscientização, de controle e descuido podem fazer as contas aumentarem e a água parar de pingar da torneira. O produto Aquametrix vem para atender essa demanda e auxiliar os indivíduos a otimizar e monitorar seu consumo. Ele consiste na instalação de sensores que medirão quatro níveis de água no reservatório. Assim, você acompanha os níveis de sua caixa de água, e controla seu reservatório de acordo com suas necessidades. Com o monitoramento em tempo real, você não é pego de surpresa e pode se preparar para problemas futuros e tomar medidas para se prevenir. Dessa forma, se o seu abastecimento for cortado, você pode acompanhar os níveis de água e verificar a conveniência de contatar um caminhão pipa com antecedência, por exemplo.

Com o objetivo de oferecer um produto acessível ao usuário final, o Aquametrix faz uso da tecnologia como uma solução para monitoramento. O sistema disponibiliza informações sobre seu reservatório e também fornece avisos para que você se mantenha ciente da situação em que ele se encontra. O dispositivo envia alertas, avisando que está acabando a água, possibilitando medidas preventivas para não ficar sem água. Você pode configurar esses alertas conforme suas preferências. Basta entrar na plataforma e escolher se prefere receber informações por SMS ou email, além de determinar a frequência em que deseja ser informado (sempre que a sua caixa d'água abaixar, se ela abaixar ou subir, só em níveis críticos), etc. Todos os dados ficam disponíveis em uma plataforma on-line que pode ser acessada pelo navegador de internet, utilizando usuário e senha.

Além de prevenir transtornos, o sistema ainda corrobora com a economia, pois promove uma conscientização dos gastos. O produto pode ser instalado em residências e é ideal para ambientes comunitários como condomínios. O sistema on-line pode ser acessado por diferentes pessoas do condomínio, lembrando-os de economizar água. Com os dados no formato de gráficos, os síndicos podem fazer campanhas e relatórios no elevador, aumentando a consciência dos moradores.

O sistema também fornece registro histórico dos níveis em banco de dados com relatórios - como os dados ficam armazenados na nuvem por até três anos, é possível fazer uma análise de diferentes períodos. Dessa forma, ações para diminuir o consumo podem ser planejadas. Exemplo: nos horários em que o consumo é maior (indicado pela frequente e maior baixa do nível de água no reservatório), o zelador pode diminuir a vazão e o desperdício será menor.

A instalação é totalmente feita pelos funcionários do Aquametrix, deve durar um dia, ser rápida, limpa e não necessitar de ajustes de obra civil. Caso haja alguma falha, o próprio sistema avisa. Além disso, o suporte técnico é constante - sempre haverá uma equipe disponível para atender em horário comercial – e qualquer manutenção necessária é realizada pela própria empresa.


Fonte: Aquametrix

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail