Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Tambor com torneira para armazenar água permite reaproveitar água da máquina de lavar para descarga e outros usos

Aproveitar água da máquina de lavar roupas é um hábito significativo, pois o equipamento proporciona um dos maiores gastos hídricos do ambiente doméstico, junto com as limpezas da garagem, do carro e o rotineiro hábito de dar descarga. Mas e se você pudesse reaproveitar a água da máquina de lavar para esses afazeres? Existem muitos truques que ensinam como aproveitar água da máquina de lavar para reutilização, um dos mais eficientes é utilizando uma cisterna modular. Você pode entender as vantagens, desvantagens e como reutilizar água da chuva na matéria: “Captação de água da chuva: conheça as vantagens e cuidados necessários para o uso da cisterna“.

“Ué, mas a cisterna não serve só para captar água da chuva”? É aí que você se engana, pois existe uma cisterna específica para outras atividades. Diferente da cisterna modular, um kit de reúso de água para máquina de lavar funciona para reutilizar a chamada água cinza, que no caso é aquela proveniente dos enxágues da máquina de lavar.

Segundo o Instituto Akatu, o sistema de reuso de água da máquina de lavar é capaz de trazer uma economia de 5% no consumo de água em casa. Ou seja, kits para aproveitar a água da máquina de lavar são econômicos e diminuem sua pegada hídrica.
Cisternas
Ideal para coleta de água de chuva ou para armazenar água potável. Fácil instalação
A partir de R$177,00
Economia na conta de água
Comprar
 

O Eco tanque de 80 litros é uma das opções para reúso de água da máquina de lavar. Ele é duas vezes sustentável, pois trata-se de um tanque reutilizado do transporte de azeitonas. Os tanques são restaurados pela equipe especializada Casológica, propiciando o aumento do ciclo de vida do material antes de acabar em um aterro sanitário. Ele é feito de polietileno de alta densidade e apresenta uma torneira para permitir a extração fácil da água armazenada.

O Eco Tanque 80 é leve (3 kg) e possui tamanho de 70 cm x 35 cm. Seu transporte é fácil (para o caso de mudanças ou empréstimos) e o produto está disponível na cor azul. Caso você esteja interessado em adquirir o produto, clique aqui.

aproveitar agua da maquina de lavar
aproveitas agua da maquina de lavar

A instalação é fácil: basta colocar a mangueira da saída de água da máquina de lavar na cisterna e esperar o final da lavagem. Uma preocupação para aqueles que querem reaproveitar a água da máquina de lavar colocando-a em tambores é a proliferação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Por esse motivo, é fundamental manter a cisterna sempre fechada para evitar que mosquitos da dengue depositem seus ovos na água.

 

Por ser água de reúso, ela não pode ser ingerida e deve ser utilizada em até, no máximo, 48 horas, ou pode começar a exalar mau cheiro – já que possui sabão, amaciante, restos de sujeira, cabelo e células mortas da pele, o que faz com que ela gere mais bactérias que a água da chuva e que se degrade mais rapidamente.

Água da máquina de lavar para regar plantas? Nem pensar! Os produtos químicos presentes na água de reúso podem prejudicar suas plantinhas, então não reutilize a água da máquina de lavar para regar plantas.

Quem procura uma opção com maior capacidade pode gostar do kit de reúso de água para máquina de lavar roupa da Tecnotri. O kit está disponível em cinco cores (azul, bege, laranja, verde e cinza) e pode armazenar até 150 litros. Compacto e muito simples de instalar, o reservatório possui filtro clorador, duas saídas de água e uma saída extravasora. Para realizar a instalação, basta ligar a mangueira de saída de água da máquina na entrada do reservatório. Para realizar a cloração da água, basta inserir uma pastilha com essa finalidade no filtro indicado na foto abaixo (a pastilha não acompanha o kit).

aproveitar agua da maquina de lavar

Além disso, ele possui o aditivo UV14, que garante que produtos plásticos não rachem, ressequem ou desbotem, como acontece com outros modelos de reservatórios plásticos no mercado. O kit possui aditivo antimicrobiano e possibilita a cloração da água. A cisterna é completamente vedada e garante a não proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Se você tem interesse no kit de reúso de máquina de lavar, você pode adquiri-lo aqui.

aproveitar agua da maquina de lavar
aproveitar agua da maquina de lavar

Se o seu problema for espaço, as Minicisternas Slim Waterbox são uma opção.

aproveitar agua da maquina de lavar

Cada tanque tem 1,77 m de altura, 0,55 m de largura, profundidade de 0,12 m e comporta até 97 litros de água! Os tanques são slim, fáceis de encaixar em locais pequenos, sem prejudicar a disponibilidade de espaço no ambiente.

Os tanques possuem proteção UV-8, que os tornam resistentes aos raios solares, inibindo a formação de algas e limo. As Waterbox evitam a contaminação da água, pois o reservatório é fechado, longe de poeira e contaminação de mosquitos, vermes e ratos, evitando doenças como dengue, febre chikungnya e leptospirose. Seu design e cores (vermelho, areia, laranja e esmeralda) valorizam o ambiente e podem ser escolhidos para harmonizar com sua casa. Além disso, elas são modulares e permitem que você conecte mais de uma Waterbox para expandir o armazenamento de acordo com sua necessidade e disponibilidade de espaço. Caso você esteja interessado em adquirir o produto, clique aqui.

aproveitar agua da maquina de lavar
aproveitar agua da maquina de lavar

Essa água pode ser usada na descarga, nas lavagens do quintal, do carro e da calçada. Também pode ser usada na lavagem de embalagens que serão recicladas, principalmente em caixas de leite, como vimos na matéria: “Caixa de leite é reciclável?“.

Se você utilizar três ciclos de enchimento de água da máquina para lavar roupas, descarte o primeiro (que contém grande quantidade das impurezas citadas acima) e guarde o segundo ciclo na cisterna. Em seguida, coloque a água da cisterna na máquina para o terceiro ciclo – assim você economiza mais água na lavagem de roupas. Sem contar que a água do último ciclo também pode ser poupada para as outras tarefas domésticas também citadas anteriormente. Confira mais dicas de como fazer o reúso da água cinza em casa.

Se você curtiu os produtos e já sabe como reutilizar água da máquina de lavar, adquira a seu kit de reúso de água para máquina de lavar roupa.

Cisternas
Ideal para coleta de água de chuva ou para armazenar água potável. Fácil instalação
A partir de R$177,00
Economia na conta de água
Comprar
 

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais