Como fazer limpeza de sofá com produtos naturais

eCycle

Conheça uma receita de limpeza de sofá natural que neutraliza os odores e desinfeta as superfícies

limpeza de sofá
Imagem editada e redimensionada de Bence Balla-Schottner, está disponível no Unsplash

Por mais que você seja cuidadoso com seus móveis, chegará o dia em que será preciso fazer uma limpeza de sofá. Para isso, você não precisa gastar muito dinheiro nem utilizar produtos que sejam tóxicos para você, sua família e seus pets. Confira como fazer uma limpeza de sofá utilizando produtos naturais:

Como fazer limpeza de sofá

O vinagre é um verdadeiro coringa dentro de casa. Ele serve para amaciar as roupas, eliminar pulgas, condicionar o cabelo, ajudar a emagrecer e tem poder desinfetante e neutralizador de odores. Não é diferente na hora de fazer a limpeza de sofá.

Mas antes de utilizar o vinagre, aspire todo o sofá para remover detritos e outros resíduos maiores. Limpe todas as fendas e buracos de modo que não fique nenhum pedaço de comida ou sujeira nas áreas mais profundas.

Limpeza de sofá
Imagem editada e redimensionada de Daiga Ellaby, está disponível no Unsplash

Se o sofá estiver sujo com materiais líquidos, use toalhas de papel para absorver o conteúdo antes de aplicar o vinagre. Evite esfregar as manchas úmidas para não espalhar ainda mais a sujeira pelo estofado, apenas retire com papel.

Encha um borrifador com um pouco de vinagre branco e preencha o restante do frasco com água fria. Em seguida, pulverize o sofá inteiro com o vinagre e deixe até secar. Repita o processo algumas vezes até pelo menos não haver mais mau cheiro.

Depois desse passo, umedeça um pano com o vinagre branco e passe sobre as manchas do sofá. Deixe a área secar e repita até remover o odor.

Se o cheiro do vinagre é desagradável para você, não se preocupe, ele evapora rápido. Mas, em todo caso, você pode aplicar algumas gotas de óleos essenciais de sua preferência para perfumar.

Após fazer o processo completo do vinagre, lave o borrifador, preencha 1/4 com água e adicione entre cinco e dez gotas de óleo essencial. Em seguida, borrife o sofá.

Quando não tem mais jeito

O sofá, por seu tamanho e características, é sempre um problema quando tentamos reorganizar espaços. Não se pode simplesmente colocá-lo no canto ou escondê-lo em qualquer lugar. A verdade é que, quando os tecidos se desgastam, rasgam ou desbotam, eles se transformam em trambolhos em nossas casas e apartamentos. Existem opções para o descarte de sofá, a reforma e a reciclagem. Mas tudo depende do estado do objeto. Se ele estiver em boas condições é possível reformá-lo ou doá-lo para instituições de caridade em vez de simplesmente descartar.

Se o seu sofá chegou em um estado em que o vinagre não é o suficiente para recuperá-lo, nem é possível doá-lo ou reformá-lo, tome uma atitude consciente: encontre postos de coleta e/ou reciclagem no mecanismo de busca do Portal eCycle e faça o descarte correto.

Para saber quais componentes do seu sofá são recicláveis, dê uma olhada na matéria: "Do que é feito um sofá? Ele pode ser reciclado?". Conheça também uma alternativa sustentável na matéria: "Blow Sofa: o sofá sustentável feito com papel reciclável".


Adaptado de Hunker

Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail