Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A roda de água foi desenvolvida com base em uma técnica milenar

A roda de água é um instrumento antiquíssimo – é datado do primeiro século antes de Cristo. Nos livros de história, é comum sua reprodução no período da Idade Média, mas ele ainda é usado até hoje em engenhos de pequenos sítios para produzir melado, açúcar, aguardente e álcool. A força das águas movimenta as pás da roda, que empurram pilões ou cilindros. Mas será que dá para lavar roupa com uma roda de água?

É essa a ideia por trás de um projeto de design chamado de Waterwheel Washing Machine (Roda de Água Máquina de Lavar, em tradução livre). Trata-se de uma roda de água aparentemente comum, no entanto ela tem três compartimentos em seu interior em que é possível colocar roupas. A força das água gira as pás e lava as roupas, sem necessitar de esforço manual ou gasto com energia elétrica, pois há furos que permitem que a água entre em contato com a roupa.

A ideia, colocada em prática pelos chineses Huang Tao, Jin Ronghao, Zhang Yixin e Zhong Ce, da Universidade do Sudeste de Jiaotong, tem o objetivo de permitir que pessoas que não têm acesso a energia elétrica e moram nas proximidades de rios possam lavar roupas com menos esforço. Na China, um país de grande extensão territorial e com a maior população do planeta, iniciativas são necessárias para as regiões mais remotas.

A tecnologia além de trazer benefícios, como acessibilidade e melhorias em técnicas de lavar roupas para populações remotas, apresenta baixo custo para construção e não produz emissões (para além das gastas com sua fabricação e transporte).

Roda de água

É preciso sempre ficar atento para não poluir os rios e corpos d’água com substâncias químicas nocivas ao meio ambiente. Portanto, mesmo com esse tipo de tecnologia não poluente, é necessário que os usuários utilizem sabão biodegradável.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais