Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Lâmpadas de LED descartadas podem poluir, mas é possível reaproveitar seus materiais

LED, ou Light Emitting Diode (Diodo Emissor de Luz, em português) é um dispositivo eletrônico que transforma energia elétrica diretamente em luz visível. Já as lâmpadas de LED são produtos para iluminação que se baseiam na tecnologia de diodos emissores de luz.

A eficiência energética e a longa vida útil das lâmpadas de LED (até 50 mil horas) fizeram delas opções mais ecológicas em comparação com outros tipos de lâmpadas, como lâmpadas incandescentes e lâmpadas fluorescentes. Entretanto, em sua composição existem materiais que podem poluir o meio ambiente e afetar a saúde humana, caso ocorra um descarte inadequado.

Pode jogar lâmpada LED no lixo?

Um estudo do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, mostrou que existem diversos metais pesados na composição das lâmpadas de LED. Estes metais podem ser reaproveitados por meio de tratamento térmico ou processos químicos, possibilitando sua utilização em outras aplicações.

Por outro lado, ao jogar uma lâmpada de LED no lixo comum, esta pode ser transportada para um aterro sanitário, ou mesmo lixão, gerando risco de contaminação de lençóis freáticos com os metais encontrados nos componentes eletrônicos dos LEDs.

Quais impactos ambientais poderão ocorrer ao descartar uma lâmpada LED no lixo comum?

Os componentes eletrônicos presentes nas lâmpadas de LED contêm metais pesados como Arsênio, Chumbo, Manganês, Níquel, Cobre, Cromo e Cobalto. Quando esses metais entram em contato com o solo, podem poluir a água e os alimentos consumidos pela população.

Segundo um artigo publicado na revista Health and Biosciences, isso traz sérias consequências para a saúde humana, incluindo a deterioração de proteínas e outras moléculas essenciais no corpo humano, além de perturbações nos sistemas que controlam as atividades nas células.

Além disso, há impactos no material genético, prejudicando o crescimento celular e potencialmente causando modificações no nosso DNA, desencadeando a morte programada das células, gerando alterações permanentes nos genes e até aumentando a probabilidade de desenvolver câncer.

As lâmpadas de LED também possuem polímeros plásticos em sua composição, que podem se tornar microplásticos ao degradarem e gerar diversos impactos socioambientais.

Como é feita a reciclagem das lâmpadas?

reciclagem das lâmpadas de led
Imagem de macrovector no Freepik

As lâmpadas de LED possuem tanto componentes eletrônicos e metálicos quanto partes plásticas e poliméricas. A recuperação de ambos os tipos pode tornar mais viável a reciclagem das lâmpadas, mas é preciso que as tecnologias de separação dos seus diferentes compostos avancem.

Componentes eletrônicos e metálicos

Segundo o estudo do Cetem, as lâmpadas de LED são compostas de aproximadamente 13% de componentes eletrônicos e 31% de metais, ambos valiosos e com potencial de tornar a logística reversa lucrativa. Para recuperá-los, podem ser aplicados diferentes procedimentos físico-químicos.

Um deles é a pirometalurgia, que utiliza altas temperaturas para decompor os materiais. Ela é vantajosa pois já é um processo bastante conhecido e utilizado, além de dispensar o uso de substâncias tóxicas. Porém, ela demanda alto investimento e não separa bem os compostos cerâmicos dos metais.

Outra opção é a hidrometalurgia, onde são usadas soluções aquosas (lixiviantes) ácidas ou alcalinas para dissolver os materiais e recuperar os metais de interesse. Ela é mais econômica e possibilita o reuso das substâncias lixiviantes, mas os produtos altamente corrosivos e reativos liberam gases tóxicos no ambiente.

Por fim, a biometalurgia é um processo que utiliza microrganismos para produzir substâncias que solubilizam os metais. Ela possui baixo consumo de energia e investimento, mas é um processo de longa duração que requer um controle rigoroso das condições ambientais para a reprodução dos microrganismos.

Componentes plásticos

Em um estudo publicado na revista Material Cycles and Waste Management, os pesquisadores realizaram testes com diferentes tipos de solventes para compreender quais deles eram mais eficientes na recuperação de materiais dos LEDs que poderiam ser reciclados.

Segundo a pesquisa, os principais materiais plásticos das lâmpadas de LED são resina epóxi, nas peças de plástico transparente, e uma mistura de polioxifenileno (PPO) e poliestireno (PS) nos componentes de plástico branco. Esses materiais podem atingir até 70% do peso total do LED residual.

Os resultados mostraram que, ao utilizar um solvente orgânico chamado dimetilformamida (DMF) a 130ºC, foi possível recuperar o PPO, o PS e a resina epóxi. Neste sentido, esse processo é promissor e sugere que há maneiras de tornar a reciclagem de lâmpadas de LED em larga escala uma realidade.

Vale ressaltar que o mesmo trabalho constatou que as propriedades tanto dos componentes recuperados quanto do solvente não foram alteradas no final do processo, o que viabiliza a aplicação dos plásticos em outros processos e a reutilização do solvente. Isso poderia garantir maior sustentabilidade à cadeia produtiva de lâmpadas de LED.

Qual é a importância de reciclar ou reutilizar as lâmpadas de LED?

A reciclagem de lâmpadas de LED contribui para a redução da quantidade de resíduos eletrônicos que são descartados em aterros sanitários ou incinerados, evitando assim a  liberação de substâncias tóxicas e poluentes no ambiente. Isso ajuda a proteger a saúde das pessoas e a preservar os ecossistemas.

Além disso, reciclá-las ou reutilizá-las são atitudes alinhadas com os princípios da sustentabilidade, pois permitem que os materiais valiosos presentes nessas lâmpadas, como componentes eletrônicos e metais, sejam reaproveitados em vez de serem perdidos. Dessa forma, é possível conservar os recursos naturais e reduzir a necessidade de mineração de novos materiais.

Outra vantagem diz respeito ao potencial econômico dos componentes eletrônicos e metais que podem ser reciclados e reintegrados à cadeia produtiva. Embora ainda em processo de desenvolvimento, os sistemas de logística reversa e o mercado de resíduos gerados pelo descarte de lâmpadas de LED tendem a crescer nos próximos anos, o que pode tornar essa atividade mais lucrativa.

Como descartar corretamente

As lâmpadas LED são consideradas lixo eletrônico e não devem jamais ser  descartadas no lixo comum. Se precisar descartar, consulte os postos mais próximos no nosso mecanismo de busca gratuito.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais