Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O Natal está chegando, mas nada de ficar no vermelho com o meio ambiente – aqui vão algumas dicas verdes

Árvore de Natal: comprar uma nova ou reutilizar a do ano anterior?

Ela está lá, toda amassada e cheirando a naftalina, esperou uns 360 dias para ficar com você e com sua família, e você ainda pensa em trocá-la por outra mais novinha? Não seja como os outros! Árvores de plástico podem ser reutilizadas muitas vezes. Jogá-las no lixo significa que elas vão parar em um aterro sanitário, demorando muito tempo para se decomporem.

No entanto, se você não tiver nenhuma e for comprar uma nova, talvez seja melhor uma opção natural. Segundo um estudo realizado por uma consultoria ambiental de Montreal (Canadá), as árvores artificiais só são mais sustentáveis se utilizadas por mais de 20 anos, isto baseado na emissão de gases, uso de recursos naturais e impactos na saúde da população.

Uma árvore natural emite apenas 1/3 do carbono de uma árvore artificial durante o tempo de uso comum de seis anos, além disso árvores artificiais contêm policloreto de vinila (PVC), um plástico cuja produção emite poluentes orgânicos persistentes (POPs), muito nocivos à saúde de todos os seres vivos, pois são bioacumulativos, ou seja, não são eliminados pelo organismo com o tempo.

Em contrapartida, um outro estudo realizado pela Christmas Tree Association concluiu que as árvores artificiais, se utilizadas de seis a dez anos, são melhores para o meio ambiente, considerando apenas a taxa de emissão de carbono.

Apesar das árvores artificiais não necessitarem de água e de seu transporte ser mais fácil, estas não são recicladas pela maioria dos postos de reciclagem.

Em relação às árvores naturais, elas absorvem dióxido de carbono enquanto em fase de crescimento, são mais fáceis de serem reutilizadas, mesmo se já tiverem morrido – podem ser úteis para paisagismo ou até mesmo serem lascadas e utilizadas em pistas de caminhada ou trilha. Porém, o transporte delas é mais difícil dependendo do seu tamanho e da distância do local de compra até a residência.

Bom, depois de todas essas informações, melhor reutilizar a sua árvore de plástico e, caso não tenha uma, use alguma plantinha legal que você já tem em casa. Basta decorá-la! O resultado certamente será atrativo.

Os enfeites também podem durar por muito tempo. Não economize na hora de comprá-los – pegue os de qualidade, que têm maior durabilidade. Quer usar luzinhas na árvore? Prefira as de LED, que são mais ecoeficientes, mas não as deixe ligadas o tempo todo.

Iluminação

Quando se fala em Natal, logo pensamos em enfeites iluminados, cordões luminosos e pisca-pisca. Saiba que é possível ter um natal sustentável em relação a iluminação também, dando preferência às lâmpadas de LED, que são mais econômicas, pois produzem a mesma quantidade de luz utilizando menos energia e praticamente não geram calor.

Apesar das lâmpadas de LED serem mais caras do que as outras, a economia de energia e a durabilidade compensam seu preço, pois, quando comparadas às incandescentes, duram 25 vezes mais e, enquanto as luzes incandescentes convertem somente 10% da energia elétrica em luz, as LED conseguem converter 60% da energia em luz.

E na hora de comprar os presentes?

Que tal um presente “vintage”? Esse tipo de item está na moda, é único e tem um charme todo especial. Se você acha deselegante dar um presente “usado” ou de “segunda mão” (como alguns podem interpretar) que tal você mesmo fazer um mimo sustentável para uma pessoa querida? Um terrário iria bem?

Se você não tem muita coordenação para essas coisas, apenas preste atenção no que você compra, de onde veio, quem fabricou e quanto de transporte foi preciso para o item chegar a você. Caso o Papai Noel ainda não tenha deixado o décimo terceiro debaixo da árvore, combine de comprar presentes apenas para as crianças da família.

Uma ótima possibilidade seria fazer um amigo secreto só de upcycle. Em vez de presentes novos, todos poderiam ser feitos a partir do reaproveitamento de antigos! Que tal?

Mas, e a embalagem? E aqueles cartõezinhos?

Não existe nada mais bonito do que aqueles presentes cintilando debaixo da árvore. Melhor que isso só a ceia. Mas da mesma forma que bate aquele arrependimento depois de comer tudo e mais um pouco, os papéis de presente rasgados no chão dão uma tristeza, não? Poupe o desperdício e faça embrulhos com materiais reciclados da sua própria casa: guardanapos de pano, lenços que não usa mais, e até camisetas velhas de estampas bonitas.

Os cartões do ano passado podem ser cortados para fazer etiquetas nos presentes novos; cartões postais com desenhos também são boa opção (usando só a parte da frente). E cartões virtuais? São bonitinhos e poupam muitas árvores. Se for comprar, prefira um cartão de papel reciclado, de uma instituição de caridade ou ONG.

Decoração vermelha e verde (muito verde!)

Passe reto pela lojinha de R$1,99! Compre enfeites que duram, como já dissemos, ou faça uns novos com tecidos, fitas de presentes, barbantes… A árvore fica até mais bonita com a sua personalização.

E na hora da ceia? Guardanapos de pano, com desenhos temáticos são muito fofos, e é nessa ocasião que você usa os pratos e talheres que a bisavó deu… Nada de plástico, ok? Decore a mesa com umas pinhas e flores – não é preciso luxo, vai ficar lindo do mesmo jeito. E o que você não for usar, doe. Existem inúmeros bazares nessa época do ano.

Decoração alternativa

Se você quer inovar na decoração sem gastar muito e ainda ser sustentável, aqui vão algumas dicas de como fazer sua própria decoração de Natal:

Três decorações sustentáveis

Uma rena de rolhas, um pinheiro de alecrim e uma garrafa de luz. Pra tudo isso você só vai precisar reaproveitar materiais antigos. Confira no vídeo acima, do canal do Portal eCycle no YouTube.

Festão de pipoca

Festão de pipoca

O festão de pipoca é muito simples de ser feito. Basta fazer a pipoca com pouco óleo em uma panela e deixar esfriar. Em seguida, com o auxílio de uma linha e agulha, vá passando a linha no meio dos grãos de pipoca, unindo-os e, quando estiver com um comprimento adequado para sua árvore, basta dar um nó nas pontas da linha.

Enfeite com pinha

A pinha é muito utilizada nos enfeites natalinos e é uma alternativa natural, podendo ser utilizada nas árvores de Natal ou até mesmo em enfeites centrais de mesa.

Enfeite com pinha

Para fazer esse enfeite, deve-se pintar as pinhas (com alguma tinta natural), furá-las com ganchos de parafusos (utilizados para pendurar quadros a paredes) e usar um cordão para amarrar umas às outras ou até mesmo fazer um enfeite individual de árvore.

Além disso, as pinhas podem ser utilizadas para fazer centros de mesa, combinadas com frutas e flores ou ramos de pinheiros montados em um prato, vidro ou cesto. Ao utilizar frutas, como na imagem acima, procure evitar tintura ou glitter – assim elas poderão ser consumidas como sobremesa após a ceia.

Enfeite com biscoitos

Enfeite com biscoitos

Os biscoitos são uma ótima alternativa para enfeitar as árvores e, se na família houver crianças, elas podem ajudar a decorar os biscoitos e colocar as fitas para pendurar.

Os ingredientes para o biscoito:

  • 1 ¼ de xícara (chá) de manteiga;
  • 1 xícara (chá) de açúcar;
  • 1 pitada de sal;
  • 2 colheres (chá) de canela em pó;
  • 1 pitada de noz-moscada;
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 1 xícara (chá) de amido de milho;
  • 2 colheres (chá) de bicarbonato.

Ingredientes para o glacê:

  • Uma clara;
  • 1 ¼ de xícara (chá) de açúcar de confeiteiro.

Modo de preparo do biscoito:

Misture todos os ingredientes e acrescente a farinha de trigo até obter uma massa que não grude nas mãos.

Abra a massa entre duas folhas de filme plástico e deixe-a com aproximadamente três milímetros de altura.

Em seguida, corte a massa com cortadores de biscoito e, com o auxílio de uma espátula, levante a massa e coloque-a em uma forma forrada com papel manteiga.

Faça um pequeno furo no biscoito com um palito e coloque para assar em forno pré-aquecido até dourar (aproximadamente dez minutos).

Modo de preparo do glacê:

Bata a clara até ficar em neve e adicione aos poucos o açúcar até obter um glacê branco. Então, com o auxílio de um saco de confeitar com bico, desenhe nos biscoitos frios e espere o glacê endurecer.

Obs.: você pode colocar gotas de corante alimentício se quiser decorar mais os biscoitos.

Depois de endurecer o glacê seus biscoitos estarão prontos, basta passar uma fita no buraquinho feito e decorar a árvore de Natal.

Guirlanda com sobras de papel

Guirlanda com sobras de papel

Sabe aquelas sobras de papel de presente que geralmente são jogadas no lixo? Você pode aproveitá-las para fazer uma guirlanda e pendurar na sua porta.

Você vai precisar de uma cartolina ou papelão para fazer a base da sua guirlanda, sobras de papel de presente, tesoura, lápis e grampeador.

Na cartolina/papelão, faça um circulo com o lápis – você pode usar um prato como base. Em seguida, pegue um CD e desenhe outro circulo menor no interior e então recorte o circulo maior e o centro.

Nas sobras de papel de presente, faça o desenho de uma folha, recorte e use como molde para recortar várias unidades.

Você pode colar as folhas cobrindo toda a base ou pode torcer uma ponta da folha e grampear na base de forma que não apareça a parte grampeada e, após preencher toda a base, basta colar uma fita atrás para poder pendurar na porta.

Você pode incrementar sua guirlanda colando um laço ou amarrando pinhas.

A ceia

É comum nessa época do ano jogarmos muita coisa boa no lixo. Uma vez no aterro sanitário, o resto da sua ceia de Natal se mistura a outros compostos orgânicos para gerar gás metano, 25 vezes pior que o dióxido de carbono (CO2) na questão do efeito estufa.

Existem duas soluções para o desperdício: ou congelar e comer em outra ocasião, ou reaproveitar as sobras pra fazer novas receitas, como suflês e tortas. É bom ficar atento também ao começo desse ciclo, ou seja, de onde vem a sua comida – se ela é orgânica, de pequenos produtores locais, se não faz uso de agrotóxicos, etc. E claro, não faça a ceia para uma batalhão se apenas poucas pessoas forem participar de sua celebração.

Você tem alguma ideia para passar um Natal mais verde que vermelho? Conte pra gente!


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais