Clever Caps: tampinhas de garrafa que viram brinquedo

eCycle

Projeto transforma tampinhas em brinquedos de montar

Clever Caps

Quem nunca utilizou uma tampa ou um pote como um brinquedo? Na praia, essa prática é bastante comum para ajudar a construir os castelinhos de areia. Mas a empresa carioca Clever Pack deu um passo além e transformou tampinhas plásticas de garrafa em brinquedos montáveis de verdade. Vamos entender melhor.

Segundo a companhia, as Clever Caps ("Tampas Inteligentes", em tradução livre) já saem da fábrica com duas vidas. Na primeira, formam um eficiente sistema de fechamento, pois são seguras e compatíveis com embalagens tradicionais. Na segunda, são blocos de montagem - pois elas possuem pequenas elevações redondas e abas laterais perfuradas. Isso faz com que possam ser encaixadas entre si e com outros blocos vendidos separadamente, garantindo um exercício criativo às crianças, sem contar o fato de que os pequenos já podem ter contato com uma das três regras da sustentabilidade: a do reúso.

Em sua primeira versão comercial, as Clever Caps foram projetadas para gargalos Finish PCO 1881 e são providas de lacre de segurança.

A empresa Clever Pack, criada entre 2007 e 2008, tem como objetivo principal desenvolver embalagens mais sustentáveis e com maior usabilidade. Sua equipe estuda, repensa, projeta e realiza o desenvolvimento de novas embalagens, atendendo às necessidades das empresas (clientes) e dos produtos sustentáveis, ou seja, aqueles ecologicamente corretos, socialmente justos, e economicamente viáveis.

Problemas das embalagens

As embalagens dos produtos são muitas vezes responsáveis pelo nosso interesse em consumir. São elas que chamam nossa atenção, mas isso faz com que o consumo humano gere resíduos que, se se não forem destinados corretamente, tornam-se um problema para o meio ambiente. Uma forma de minimizar os danos é fazendo o reúso, aumentando assim o tempo de usabilidade das embalagens dos produtos - assim como na proposta das tampinhas que viram brinquedo.

As Clever Caps disputam votos online no dia 10 de Abril, na plataforma de Social Vote, e já foram nominadas pelo Design Museum de Londres com um dos 76 finalistas do Designs of The Year 2014.

Para conferir a criação você pode assistir ao vídeo abaixo:



Saiba mais sobre as Clever Caps e a Clever Pack.


Veja também:


 

Comentários 

 
0 #1 2014-04-09 01:05
Muito legal =]
Citar
 
 
0 #2 2014-04-13 18:18
Com 93% dos votos em seu primeiro "round" as "Clever Caps" vencem e seguem na disputa como "Design of The Year", na plataforma de social votes do Design Museum de Londres ( www.designsoftheyear.com). O próximo round de votações das Clever Caps será no dia 09 de maio. Informações adicionais estão disponíveis no site: https://www.facebook.com/events/265630460264837/. Como um dos co-inventores, espero poder contar com o apoio muitas pessoas. Caso queiram apoiar esse projeto 100% brasileiro, por favor, compartilhem essa notícia. Att. Henry Suzuki
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail