Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A produção de combustível tem uma pegada ecológica considerável. Por isso, é importante consumir seu combustível com consciência

As pessoas já sabem que o carro, como meio de transporte, traz muitos malefícios ao meio ambiente. Porém, até que as cidades se modifiquem para que outros meios de transporte sejam mais eficientes e confortáveis, é possível seguir algumas dicas para aprender como economizar combustível e deixar seu carro mais eco-friendly (amigo do meio ambiente).

Dicas para economizar combustível

Pneu

Verifique os seus pneus

Pneus com baixa pressão desperdiçam cerca de 200 mil litros de gasolina por dia nos Estados Unidos. Para saber o número exato na hora de calibrar seu pneu, procure a informação na parte de dentro da porta do motorista ou então no manual de instruções que vem junto com o veículo. É sempre uma boa ideia verificar a calibragem dos pneus antes de dirigir três quilômetros ou mais, ou pelo menos a cada mês.

Carro

Retire o excesso de peso

Peso extra com itens desnecessários faz o motor do veículo trabalhar mais e utilizar mais combustível.

Estrada

Planeje com antecedência seu percurso

Verifique qual a melhor rota antes de sair de casa. Procure por caminhos que não estejam congestionados e que ofereçam o melhor tempo de percurso.

Evite acelerar o carro quando estiver parado

Mesmo durante os meses mais frios do inverno, acelerar o veículo com ele parado para aquecer é um grande desperdício. Carros aquecem mais rápido quando estão em movimento. Se o frio chega a graus negativos, você pode começar a dirigir mesmo depois de apenas 15 segundos após dar a partida.

Velocimetro
Carro

Saia mais cedo e dirija devagar

Procure sair de casa sem estar se sentindo estressado, apressado, ou irritado, pois isso fará com que você dirija com segurança e de forma ecologicamente correta, poupando, assim, não só combustível, mas a sua saúde!

Outras dicas para ajudar a melhorar o consumo de combustível

  • Não ignore a luz do motor de verificação, pode ser algum problema que está resultando na perda de combustível;
  • Mantenha o carro limpo. Pode fazer uma diferença surpreendente para economizar, pois um carro limpo causa menos atrito com o ar;
  • Procure sempre levar o carro para a manutenção se algo não estiver funcionando direito.

Dicas para deixar seu carro eco-friendly

Mecânico

Faça a manutenção do seu carro regularmente

Verifique sempre se o sistema de combustível está funcionando corretamente e se os pneus estão calibrados de acordo com as instruções do fabricante. Isso irá ajudar a economizar, pois pneus com a calibragem abaixo do correto e um sistema de combustível com erros podem fazer você gastar acima do necessário e ainda acabar sem gasolina.

Manutenção do carro

Verifique sempre o sistema de escape

O sistema de escape do carro é projetado para reduzir as emissões de gases poluentes ao meio ambiente. Porém, quando os componentes deste sistema se desgastam, isso pode acabar afetando tanto as emissões quanto o consumo de combustível. Ter o escape e as emissões verificadas regularmente, especialmente itens como o catalisador, reduzem as emissões de óxido nítrico, um dos principais poluentes da atmosfera.

Prática de eco-friendly na direção

Eco-friendly também significa, neste caso, “estrada-amigável”! Procure dirigir de forma consciente, sem acelerar de forma brusca ou frear. Mantenha a velocidade igual ou inferior ao limite, e de preferência inferior a 100km/h, pois se você passar dessa velocidade, estará fazendo seu veículo gastar mais, pois a resistência ao vento aumenta conforme a velocidade aumenta também. Não use o ar condicionado sem necessidade, pois ele é um grande consumidor de combustível. Se você estiver dirigindo acima de 60km/h, deixe-o ligado por alguns minutos e depois mude para a ventilação. Isto irá fazer com que o carro utilize o ar refrigerado que já está presente no ar.

Carro
Marcha

Mude as marchas do carro de forma correta

Muitas pessoas esquecem que mudar as marchas em um carro manual pode afetar a economia de combustível também! A mudança no momento errado ou em circunstâncias erradas pode custar-lhe um a dois por cento a mais, porém, quando somado aos outros hábitos de condução diária, é possível perder até 20% da sua quilometragem apenas em hábitos errados. Procure mudar e perceber qual a forma correta de acordo com seu carro.

Óleo

Verifique o óleo

Usar o tipo errado de óleo pode custar a eficiência do combustível. Certifique-se de ler as recomendações do fabricante. Sempre que possível, use óleo sintético do motor. Isso pode reduzir o desgaste manter o motor funcionando muito bem.

Essas são algumas ideias que podem ajudá-lo no dia-a-dia. Dirija de forma consciente, preserve sua vida, a vida das pessoas à sua volta e o meio ambiente. E repense o uso de seus meios de transporte.


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais