Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Empresa canadense Knowaste abre primeira instalação em West Bromwich, na Inglaterra, para dar uma destinação correta a fraldas e absorventes

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Parece estranho, mas já faz parte da realidade: uma fábrica recém-instalada no Reino Unido irá fazer a reciclagem de fraldas de bebês, idosos, e absorventes femininos para criar telhas e uma espécie de madeira sintética.

A responsável pela novidade é a empresa canadense Knowaste, uma recicladora especializada em lidar com os chamados produtos absorventes higiênicos (AHP – na sigla em inglês).

A primeira fábrica foi aberta no mês de setembro de 2011, na cidade de West Bromwich, na Inglaterra. Ela faz parte de um investimento de mais de 25 milhões de euros da própria empresa para construir mais quatro instalações nos próximos quatro anos.

Cada uma das fábricas será capaz de processar cerca de 36 mil toneladas de produtos absorventes higiênicos anualmente, de acordo com a própria companhia.

A fábrica de West Bromwich usa tecnologia de ponta, desenvolvida pela Knowaste desde os anos 90 para esterilizar os AHP e separar mecanicamente os componentes individuais. Uma vez diferenciados do lixo orgânico e devidamente limpos, esses materiais (polpa de celulose, plásticos, polímeros super absorventes, entre outros) podem ser reciclados e transformados em outros produtos.

Processo e vantagens ambientais

Plásticos e polpas de celulose são moídos e transformados em pequenos grãos, que podem ser usados para fazer produtos, como papel reciclado e materiais de construção (telhas de revestimento). Já o lixo orgânico, de acordo com a empresa, é seco e gaseificado para criar energia verde.

Se a ideia de ter restos de fraldas como matéria-prima para certos materiais de sua casa te causa arrepios, pense da maneira verde: um bebê usa cerca de seis mil fraldas descartáveis até que seja treinado a fazer suas necessidades em um vaso sanitário, e elas demorariam 500 anos para se decomporem, segundo a empresa. Cerca de três bilhões de fraldas usadas são jogadas no lixo comum todo ano no Reino Unido, o que significa aproximadamente 500 mil toneladas de resíduos aterrados.

Com apenas uma fábrica trabalhando no total de sua capacidade por um ano completo, a quantidade de emissões de carbono reduzida seria equivalente ao gasto de mais de dois mil residentes do Reino Unido. Atualmente, os produtos AHP recebidos pela fábrica de West Bromwich são enviados por cooperativas que coletam esse tipo de material em banheiros e hospitais públicos. No entanto, há expectativa de que os resíduos AHP domiciliares também possam ser coletados e reciclados no futuro.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais