Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Economia de água e tratamento de lixo são os destaques do município

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

O que Copenhagem, Curitiba e Cingapura têm em comum? As três cidades foram consideradas as mais verdes de seus continentes (Europa, América do Sul e Ásia, respectivamente) de acordo com a pesquisa Green City Index, conduzida pelo Economist Intelligence Unit (EIT), a pedido da Siemens, corporação alemã. As cidades européias foram julgadas em 2009 e as sul-americanas em 2010. Cingapura foi agraciada neste ano, com resultados bem acima da média dos principais municípios do continente.

A pesquisa asiática teve 22 cidades participantes e aferiu nove tópicos relacionados à sustentabilidade e ao consumo consciente: energia e CO2, construções e uso de terra, transporte, lixo, água, qualidade do ar, governança ambiental, saneamento e geral. Em todas as categorias, Cingapura obteve, no mínimo, a avaliação “acima da média”. Em três tópicos (água, lixo e geral), a cidade foi “bem acima da média”. Na categoria “geral”, foi a única cidade com a avaliação máxima.

O bom desempenho na seção “água”, por exemplo, foi causado pelos sistemas de coleta e armazenamento de água e por cinco estações de tratamento de água, que tratam a água desperdiçada por meio de microfiltragem, osmose reversa e tecnologia ultravioleta.

De acordo com os pesquisadores, a evolução de Cingapura faz parte de um legado histórico. Desde 1965, o governo deu muita ênfase à questão da sustentabilidade.

Ásia

O conjunto das cidades que fizeram parte da pesquisa apresentaram uma média de 375 kg de resíduos por habitante a cada ano, menor do que as estatísticas da América Latina (465 kg) e Europa (511 kg).

Em termo de energias renováveis, porém, os asiáticos ainda estão muito atrás dos sul-americanos. Apenas 11% da energia produzida nas cidades pesquisadas provêm de fontes renováveis, índice que é de 64% na América do Sul.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais