Consciência ambiental dos brasileiros cresceu nas últimas décadas

eCycle

Da Rio 92 até a Rio+20, o conhecimento e a preocupação da população aumentou consideravelmente

Principais problemas do Brasil

Há vinte anos, o Instituto CP2 de Belo Horizonte, em parceria com a cooperação técnica do Programa das Nações Unidas Para Meio Ambiente (PNUMA) iniciou a pesquisa "O que o brasileiro pensa sobre meio ambiente e consumo sustentável”.

Na edição de 2012, divulgada durante a Rio+20, a pesquisa mostrou resultados inéditos. Os brasileiros aumentaram significativamente sua preocupação com o meio ambiente e seus hábitos também mudaram por conta disso.

Cerca de 2,2 mil pessoas acima de 16 anos foram entrevistadas em áreas rurais e urbanas. A pesquisa também aborda o que, do ponto de vista da população, são os principais problemas ambientais no Brasil e no mundo, o que mostra como o pensamento dos brasileiros mudou, pois, há vinte anos, a maioria das pessoas não sabia informar nenhum.

O meio ambiente agora aparece em sexto lugar na lista de preocupações do Brasil, perdendo apenas para saúde, violência e criminalidade, desemprego, educação e políticos. Um grande avanço, considerando que há seis anos o assunto estava na 12ª colocação e, em 1992, nem sequer era citado.

Conhecimentos sobre desenvolvimento Sustentável

Segundo a edição de 2012, 47% da população possui o meio ambiente como assunto de algum conhecimento e a tendência é só aumentar com a exposição cada vez maior do assunto na mídia.

Principais problemas ambientais do brasil

Problemas ambientais e consumo sustentável

Entre os problemas ambientais citados pelos entrevistados, o desmatamento de florestas ocupa o primeiro lugar, com 63,5%; seguido de poluição de rios e águas, 47%; e poluição do ar, 37%. Entretanto, o aumento do volume de lixo é o item que mais cresceu em relação à preocupação dos brasileiros, de 4%, em 1992, para 28%, em 2012.

pessoas que afirmavam não haver nenhum tipo de problema ambiental no Brasil

Outra curiosidade da pesquisa é a redução absurda de pessoas que afirmavam não haver nenhum tipo de problema ambiental no Brasil ou que não sabiam e não opinaram. A queda foi de 47% para 11%.

Conhecimento a respeito de consumo sustentável

Apesar dos bons resultados, mais da metade da população ainda não sabe o que é consumo sustentável, cerca de 66% dos entrevistados.

Separação do lixo da residência para reciclagem

Com o aumento da preocupação em relação ao volume de lixo, quase metade dos brasileiros responderam sim quando questionados sobre a separação dos resíduos de suas casas, 48%.

Interesse em aderir a campanha para redução do consumo de sacolas plásticas

Sacolinhas e internet

A campanha pelo fim das sacolas plásticas causou muita polêmica quando o assunto era sustentabilidade e meio ambiente. A pesquisa da PNUMA também abordou o tema em suas entrevistas e o resultado foi inesperado: 85% das pessoas responderam que estariam interessadas em aderir a campanha pela redução das sacolinhas e mudar seus hábitos na hora de fazer compras.

Onde busco informações sobre meio ambiente

Por fim, a televisão ainda é o principal meio de comunicação onde as pessoas buscam informação sobre assuntos relacionados ao meio ambiente, correspondendo a 83% do total. A Internet vem em 2º lugar, com 29,5%, mas a tendência é esse número crescer com o aumento de brasileiros com acesso a rede.

Onde busco informações sobre meio ambiente

Para ver os dados completos da pesquisa, clique aqui.


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail