Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Materiais secos recolhidos foram enviados para as Centrais Mecanizadas da capital para reciclar o máximo possível

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), coletou 560,6 toneladas de resíduos durante o pré-carnaval (15 e 16 de fevereiro) e o carnaval (21 a 25 de fevereiro). A quantidade de resíduos foi coletada somando os desfiles de rua e o Sambódromo do Anhembi.

No total, foram mobilizados 3.363 funcionários, entre varredores, motoristas, cooperados, coletores e fiscais, intercalados por turnos. Todos os resíduos secos coletados durante o período foram enviados para as duas Centrais Mecanizadas de Triagem da capital (Ponte Pequena e Carolina Maria de Jesus), a fim de reciclar o máximo possível.

Para o descarte correto dos resíduos nas vias e no Sambódromo, os foliões contaram com 2.804 equipamentos, como Pontos de Entrega Voluntárias (PEV’s), cestos aramados, papeleiras e contêineres, além de 355 caminhões (frota) para coleta. Já na lavagem das vias, foram utilizados cerca de 3.630 m³ de água de reúso e 8.764 litros de desinfetante.

Do total coletado, 51,8 toneladas correspondem aos quatro primeiros dias de desfile no Sambódromo do Anhembi. A coleta faz parte de uma operação especial de limpeza que inclui 229 agentes, sendo 169 varredores e 60 cooperados, 45 equipamentos e 35 veículos (frota). A equipe realizou a limpeza da avenida entre os intervalos das escolas de samba, além da limpeza ao entorno do Sambódromo.

Duas cooperativas habilitadas na Amlurb – Central Tietê e Rainha da Reciclagem – coletaram os materiais recicláveis nas arquibancadas, quiosques e camarotes no Sambódromo do Anhembi, durante os quatro dias de desfiles. Todo material recolhido será comercializado pelas cooperativas, que ficará com 100% do lucro.

O trabalho com as Cooperativas também foi para as ruas. Além dos resíduos serem enviados para as Centrais Mecanizadas, a Prefeitura fez parceria com a iniciativa privada para mobilizar catadores formais e informais a coletarem recicláveis durantes os bloquinhos. Como resultado, participaram da ação mais de 1.200 catadores e foram coletadas 45,2 toneladas de recicláveis durante o pré e o carnaval de São Paulo. Todos os catadores receberam remuneração diária por dia trabalhado e também pelos recicláveis coletados na hora (preço/kg).

Campanha educativa

Para descartar corretamente os materiais recicláveis durante os blocos de rua e no sambódromo do Anhembi, os foliões contaram com 292 Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) com frases educativas inspiradas em famosas marchinhas de carnaval. Os equipamentos possuem três mensagens educativas: “Eí, você aí, joga o seu reciclável aqui!”, “Ó abre alas, que minha latinha vou reciclar!” e “Alô Folião! Embalagem no chão, não!”.



Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais