Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O atlas também explora informações de outros estudos, cientistas e pesquisadores para obter conteúdos inéditos de metas de ODS

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi adotada pelos países-membros da ONU no fim de 2015. Foto: ONU

O Banco Mundial lançou uma nova plataforma interativa que fornece ao público uma visão ampla dos avanços e indicadores relacionados a cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A informação foi divulgada pela Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas.

O Atlas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável traz mais de 180 mapas e gráficos, distribuídos de acordo com as metas de cada ODS, indicando o panorama do desenvolvimento e da qualidade de vida da população global.

A ferramenta se baseia no World Development Indicators (Indicadores de Desenvolvimento Global), um banco de dados com mais de 1,4 mil indicadores de mais 220 economias, algumas delas com dados que podem ser comparados em uma linha histórica de 50 anos.

O atlas também explora informações de outros estudos, cientistas e pesquisadores para obter conteúdos inéditos de metas de ODS cujas medições ainda não contam com padrão definido.

Por exemplo, o capítulo sobre o ODS Vida na Água (ODS14) apresenta uma pesquisa liderada pelo Global Fishing Watch e publicada na Revista Science, uma das mais prestigiadas da área científica.

A equipe acompanhou mais de 70 mil embarcações de pesca industrial entre 2012 e 2016, o que resultou no processamento de 22 bilhões de mensagens automáticas para mapear e identificar a pesca em todo mundo.

O Brasil também está presente no atlas, com estatísticas comparáveis ao de outras nações. O país, por exemplo, faz parte do grupo de 61 países que observou o aumento da renda da população mais pobre acima da média entre os anos de 2009 e 2014 – dado que faz parte do capítulo do ODS de Redução de Desigualdades (ODS10).

O país figura ainda entre aqueles que têm leis contra discriminação de gênero no processo de contratação, informação que consta no capítulo de Igualdade de Gênero (ODS5).

Fonte: ONU Brasil

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais