Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Cidade canadense proíbe uso de canudos e embalagens descartáveis rumo a proposta de reduzir o lixo

Imagem: Photo by Danielle MacInnes on Unsplash

Vancouver é primeira grande cidade canadense a banir de seus comércios canudos de plástico e embalagens térmicas descartáveis à base de espuma de poliestireno (copos, pratos e outros descartáveis de isopor). A decisão faz parte da estratégia Zero Waste 2040, que foi aprovada pelos vereadores da cidade este mês.

Ambiciosa, a Zero Waste 2040 propõe a redução do descarte e desperdício de todo tipo de material na cidade. De acordo com o projeto de lei, Vancouver deve seguir o esquema de “evitar, reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar energia” e então chegar à eliminação total de resíduos sólidos. A primeira parte da estratégia nesse sentido foi proibir os produtos plásticos de uso único.

A decisão aprovada agora entra em vigor a partir de 1º de junho de 2019 e vai impactar principalmente bares, restaurantes e lanchonetes. A prefeitura espera uma queda drástica no número de canudos jogados fora, que atualmente chega a 7 milhões por dia. Ainda faltam detalhes de como a decisão será posta em prática, mas há uma multa estimada de 250 dólares canadenses para quem infringir a decisão.

Vancouver é a primeira cidade do mundo a estabelecer um plano estratégico abrangente de resíduos zero e o prefeito da cidade destacou a importância do projeto, em especial por se tratar de uma região costeira.

Além dos canudos, a cidade descarta atualmente cerca de 2 milhões de sacolas e 2,6 milhões de copos plásticos por semana. Copos e embalagens térmicas descartáveis, por si só, somam 50% do volume de lixo nos armazéns públicos e custam pelo menos 2,5 milhões de dólares canadenses por ano para serem recolhidos.

Os governantes da cidade querem estabelecer Vancouver como a cidade mais verde do mundo até 2020. Para isso, 10 áreas foram divididas com objetivos próprios, onde cada uma deve realizar pelo menos um objetivo até 2020. Para obter o título, a cidade quer zerar a emissão de carbono, zerar a produção de lixo e ter ecossistemas saudáveis.



Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais