Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Confira um lista de modelos ecológicos de lixeiras para coleta seletiva e suas vantagens

As lixeiras para coleta seletiva são instrumentos indispensáveis para o destino adequado dos resíduos. Quando separamos o lixo (ou o que sobrou do que consumimos), facilitamos o seu tratamento e diminuímos as chances de impactos nocivos para o ambiente e para a saúde da vida no planeta, incluindo a vida humana.

Contribuir para a coleta seletiva é uma forma de reduzir os impactos ambientais do consumo e da produção. Por isso, a gestão dos resíduos sólidos é uma tarefa que deve ter a contribuição de todos: empresas, consumidores, governos e organizações, assim como previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Então, você já pensou em instalar lixeiras para coleta seletiva no seu condomínio, empresa, escola, universidade ou espaço comunitário? As lixeiras da imagem acima são lixeiras bem conhecidas, que separam os tipos de resíduo por cor.

Elas possuem tampa vai e vem e são feitas a partir de tubos de pasta de dente reciclados. Você pode encontrá-las em diversos tamanhos, com capacidade para 30, 50 e 100 litros de volume de lixo. Mas existem variados tipos de coletores para diversos tipos de resíduos! Confira:

Minicentral de reciclagem

Essa minicentral de reciclagem é feita de material reciclado (placas de tubo de pasta de dente) e funciona como um conjunto de lixeiras para coleta seletiva. Isso porque nela podem ser acondicionados materiais recicláveis como pilhas, baterias, cartuchos de impressora, roupas, eletrônicos e até mesmo óleo de cozinha. Para a coleta desse último, a minicentral de reciclagem vem com uma bombona de 50 litros e funil. E é muito fácil encontrar local adequado para essa lixeira completa, uma vez que ela é compacta. Suas medidas são de um metro de largura por 80 cm de profundidade e 70 cm de altura.

descarte de pilhas e baterias
Como fazer o descarte de pilhas e baterias?

Coletor sem tampa

Esse coletor também é feito a partir de tubos de pasta de dente reciclados e está incluído na categoria das lixeiras multiuso. Isso porque ele pode ser utilizado para coletar papel, papelão, roupas, pilhas, plástico, cartuchos, pilhas, baterias, entre outros. Ele armazena até 30 litros de resíduos da coleta seletiva; e está disponível nas medidas: 29 cm de largura, por 29 cm de profundidade e 44 cm de altura.

Coletor de pilhas e baterias

O coletor de pilhas e baterias tem como matéria-prima tubos de pasta de dente e alumínio reciclados, e é uma ótima alternativa para acondicionar pilhas e baterias. Ele possui capacidade para armazenar até 50 litros de resíduo e está disponível nas dimensões: 25 cm de comprimento por 28 cm de largura e 80 cm de altura.

As pilhas e baterias são classificados pela legislação como resíduos perigosos. A razão disso é que, quando descartadas incorretamente, podem causar danos significativos por meio de reações químicas e explosões. Dessa forma, é importante acondicionar as pilhas e baterias em lixeiras para coleta seletiva.

Pilhas e baterias
Guia: quais tipos de pilhas e baterias são melhores para o seu uso?
pilhas e baterias portáteis
Como é feita a reciclagem de pilhas e baterias portáteis?

Contêiner para lâmpadas

Produzido a partir de placas recicladas de tubo de pasta de dente, alumínio e carvão ativado, o contêiner de lâmpadas possui capacidade de armazenamento para até 30 lâmpadas de 1,20 m e 60 cm e está disponível nas medidas 25 cm de comprimento por 30 centímetros de largura e 1,25 metros de altura.

As lixeiras para coleta seletiva de lâmpadas são indispensáveis, pois a lâmpadas armazenadas e descartadas incorretamente podem causar danos ao meio ambiente e à saúde. As lâmpadas fluorescentes, uma vez quebradas, liberam gás mercúrio, uma substância altamente nociva para todos os organismos. Já as lâmpadas halógenas não possuem mercúrio, mas podem causar feridas em trabalhadores da coleta (se o vidro de sua composição quebrar). Além disso, elas podem poluir o ambiente caso sejam descartadas incorretamente.

Coletor para óleo vegetal

O coletor de óleo, também produzido a partir de tubos de pasta de dente reciclados e alumínio, é um produto discreto e vem com uma bombona de 50 litros e com funil acoplados. Ele possui capacidade de armazenamento de até 30 kg e está disponível nas dimensões 40 cm de largura por 53 cm de profundidade e 80 cm de altura.

O óleo já utilizado contamina milhares de litros de água se descartado de maneira incorreta. Porém, a partir do descarte correto por meio da coleta seletiva, é possível fazer sabão, tintas e até combustível, dependendo do tipo e estado do óleo.

Descarte de óleo de cozinha: como fazer?

Coletor com tampa vai e vem

O coletor com tampa vai e vem (também feito de tubos de pasta de dente reciclados e alumínio) é outra alternativa da categoria de lixeiras para a coleta seletiva multiuso. Esse tipo de coletor pode armazenar papel, revistas, jornais, plástico, alumínio, papelão, vidro, ferro, entre outros. Sua capacidade de armazenamento é de até mil litros de volume de resíduos. O coletor vem com rodas, rodízios, porta traseira com fechos e uma sacola de ráfia.

Coletor para não recicláveis

As lixeiras para coleta seletiva também precisam armazenar os resíduos que não são recicláveis. Entretanto, a possibilidade dos materiais serem recicláveis depende de alguns fatores essenciais. Alguns exemplos incluem a viabilidade econômica, as tecnologias disponíveis no momento e as formas de armazenamento.

No caso dos alimentos, por exemplo, existe a possibilidade da reciclagem ser feita em casa por meio da compostagem. Em contrapartida, quando a reciclagem não for possível, você pode utilizar o coletor de não recicláveis. Assim como os outros coletores citados na matéria, o coletor de não recicláveis é feito a partir de material reciclado e está disponível nas seguintes capacidades:

  • 290mm x 290mm x 690mm – 30 Litros (pesa 10 quilos)
  • 290mm x 290mm x 920mm – 50 Litros (pesa 11 quilos)
  • 390mm x 390mm x 990mm – 100 Litros (pesa 12 quilos)
Coleta-seletiva-do-lixo-organico
Coleta seletiva do lixo orgânico: como fazer

Como fazer coleta seletiva em casa?

A separação de lixo é parte essencial para fazer coleta seletiva em casa! Quanto mais separado por tipos (alumínio, papelão, plásticos, vidro, etc), melhor! O material que você utiliza para embalar o descarte também conta para uma destinação adequada. Embrulhar pilhas em sacos biodegradáveis, por exemplo, é inadequado. Isso porque eles podem se biodegradar antes das pilhas serem recolhidas, o que pode fazer com que elas vazem. Entenda quais são os sacos de lixo para coleta seletiva adequados.

Não basta separar e embalar, é preciso dar um destino adequado. Pontos de coleta seletiva são uma alternativa à coleta de resíduos feita na porta de casa. Os postos de coleta seletiva são áreas instaladas em local adequado para o recebimento de descartes. Eles podem mantidos por prefeituras ou iniciativa privada.

Para não errar na hora de descartar, é importante saber as cores da coleta seletiva. Você já sabe de cor estas cores? Não? Então dê uma olhada no vídeo do Portal eCycle:

coleta-seletiva-em-casa
Como fazer coleta seletiva em casa

Para saber quais são os postos de coleta mais próximos de sua residência, assim como os dias e horários das coletas, acesse os mecanismos de busca gratuitos do Portal eCycle.

Implemente a coleta seletiva no seu condomínio

Você já pensou que implantar a coleta seletiva no condomínio, além de contribuir para o meio ambiente, pode trazer retornos financeiros? É isso mesmo. Entenda melhor esse: “Guia básico: Coleta seletiva em condomínio“.

coleta seletiva em condomínios
Coleta seletiva em condomínios: como implantar
coleta seletiva em condomínios
Soluções para a coleta seletiva em condomínios

Em São Paulo, uma empresa que atua com projeto de coleta seletiva é o Instituto Muda. Desde 2007, eles realizam o diagnóstico e o projeto para adequar a infraestrutura necessária para acondicionamento dos recicláveis. A implantação inclui palestras e treinamentos, coleta dos materiais recicláveis, relatório mensal de resíduos, além de certificado de destinação correta.

instituto muda
Instituto Muda: empresa de coleta seletiva em condomínios

Se você se interessou pelo trabalho do Instituto Muda e deseja fazer a cotação para a coleta seletiva em seu condomínio, preencha o formulário abaixo e um representante entrará em contato com você.

Verifique o campo
Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais