Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A ONU Meio Ambiente firmou em janeiro uma parceria com a Fundação Ellen MacArthur para promover padrões sustentáveis de produção e consumo

Erik Solheim, chefe da ONU Meio Ambiente, e Ellen MacArthur. Foto: Fundação Ellen MacArthur

A ONU Meio Ambiente firmou em janeiro uma parceria com a Fundação Ellen MacArthur para promover a Economia Circular e padrões sustentáveis de produção e consumo. Anunciada em Davos, durante o Fórum Econômico Mundial, a cooperação visa mobilizar os setores público e privado, difundindo soluções que possam separar o crescimento econômico da degradação ambiental.

Entre as áreas de atuação conjunta previstas pela parceria está o fortalecimento da base científica para a tomada de decisões políticas, incluindo o âmbito municipal.

A produção e o consumo de plástico são algumas das questões que recebem atenção especial da Fundação. Com a iniciativa New Plastics Economy (Nova Economia do Plástico, em tradução livre para o português), a instituição defende a criação de um protocolo global para o setor. A ideia é garantir que os produtos sejam reprojetados e reelaborados, buscando reduzir o uso de plástico ou aumentar seu potencial de reciclagem.

“Uma economia linear ultrapassada, baseada em ‘pegar, fabricar e descartar’, é a raiz de alguns dos problemas mais desafiadores de hoje. A Economia Circular oferece uma estrutura para criar uma economia que seja restaurativa e regenerativa e que traga benefícios para a sociedade e o meio ambiente”, defende a fundadora do organismo, Ellen MacArthur.

A parceria entre a agência das Nações Unidas e a Fundação foi anunciada junto com o lançamento da Plataforma do Fórum Econômico Mundial para Acelerar a Economia Circular (PACE), que reúne empresas, instituições e governos para incentivar o uso responsável de recursos.


Fonte: ONU Brasil


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais