Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Formas de vida tomam conta de antigas construções, criando paisagens encantadoras

“Matamos o tempo, o tempo nos enterra”. A frase de Machado de Assis no clássico “Memórias Póstumas de Brás Cubas” teria que ser um pouco modificada se trocássemos a carne humana pelos tijolos de construções. A passagem do tempo faz com que a natureza recupere seu espaço e eventualmente enterre antigas estruturas, mas também se molda aos espaços e faz formas de vida florescerem em locais em que muita gente viveu. Acompanhe essas fascinantes paisagens:

Ilha Gouqi, no arquipélago Shengsi, China

Uma pequena aldeia de pescadores (foto do início da matéria) foi recebendo cada vez menos visitantes para pesca à medida em que se desenvolviam a indústria naval e o turismo em regiões próximas. A aldeia acabou dominada por outros tipos de vida.

Hotel del Salto, San Antonio Del Tequendama, Colombia

Imagem: YouTube

As cataratas conhecidas como Salto de Tequendama são atração turística popular. O Hotal del Salto foi fechado em 1990 e, desde então, a floresta se expande para começar a habitá-lo.

Kolmanskop, Namíbia

Imagem: Michiel Van Balen/Flickr

A pequena cidade foi erguida para a mineração de diamantes, no começo do século XX. Quando as pedras rarearam, o local ficou deserto e a areia o tomou.

Holland Island, Maryland, Estados Unidos

Imagem: baldeaglebluff

Os ventos e a erosão comprometeram a pequena ilha de lodo e lama, que chegou a ter 70 construções. A casa fotografada acima foi construída em 1888 e foi a última a resistir, mas caiu em 2010.

Poço de Iniciação da Quinta da Regaleira, Sintra, Portugal

Imagem: Stijndon

Ele foi construído em 1904 por um rico negociante português para celebração de cerimônias de Tarot. Apesar de atualmente ser considerado patrimônio cultural pela Unesco, o musgo que se acumulou por décadas permanece em suas paredes.

Vale dos Moinhos, Sorrento, Itália

Imagem: Mentnafunangann

Cerca de 25 moinhos de trigo foram erguidos na região por volta do século XIII. Depois de muitos anos a moagem da farinha acabou perdendo espaço com o advento de massas mais acessíveis e isso resultou no fechamento dos moinhos por volta de 1940. Hoje estão formando uma linda paisagem no desfiladeiro.

SS Ayerfield, Sydney, Austrália

Imagem: Rrong

O SS Ayerfield foi construído em 1911. Já usado para transportar carvão, petróleo e materiais de guerra, o navio foi simplesmente deixado sobre as águas e uma linda vegetação cresceu.

Angkor Wat, Camboja

Imagem: Francisco Anzola

Instalada nas selvas da província do norte de Siem Reap no Camboja, Angkor Wat é uma vasta rede de beleza, uma área que a Unesco considera como um dos mais importantes sítios arqueológicos do Sudeste Asiático. Como capital do reino Khmer, os arredores possuem templos ornamentados, estruturas hidráulicas e outros feitos de planejamento urbano inicial e arte dos séculos IX ao XIV. Mas o destaque é o templo de Ta Prohm. Enquanto os outros monumentos são mantidos e protegidos da selva, os arqueólogos deixaram Ta Prohm para os caprichos das árvores. E, como você pode ver, elas estão se instalando muito bem.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais