Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Quantia, anunciada pelo Departamento de Estado americano, é uma verba adicional para apoiar o Fundo Verde para o Clima (GCF) e faz parte do ano fiscal de 2016

Imagem: Banco Mundial/Curt Carnemark

Os Estados Unidos anunciaram, em 18 de janeiro, uma doação adicional de US$ 500 milhões para apoiar o Fundo Verde para o Clima (GCF, na sigla em inglês). A quantia faz parte do orçamento de 2016 e deve financiar iniciativas de combate às mudanças climáticas.

O anúncio foi feito pelo Departamento de Estado americano para o GCF, a maior instituição multilateral especializada na promoção de baixas emissões de carbono, energia limpa e na participação do setor privado para proteção ambiental.

Riscos

O Fundo Verde para o Clima é um mecanismo financeiro apoiado pela Convenção das Nações Unidas sobre Mudança Climática, Unfccc, e o Acordo de Paris.

Mais de 180 países já apresentaram seus planos de corte de emissões de gases que causam o aquecimento global. O Fundo também apoia países em desenvolvimento na formulação de políticas sobre resiliência frente à mudança climática.

Uma das preocupações da entidade é ajudar a reduzir os riscos de segurança nacionais e globais advindos de eventos relacionados a temperaturas extremas.

O GCF coopera com o setor privado para mobilizar investimentos e fomentar a economia verde.

O anúncio da verba adicional para o Fundo ocorreu poucos dias antes de o presidente norte-americano Barack Obama deixar o governo.


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais