Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Segundo a FAO, erosão, perda de carbono orgânico e salinização são as principais ameaças aos solos da América Latina e Caribe; terras são necessárias para acabar com a fome e a pobreza na região

Imagem: FAO/Olivier Asselin

As principais ameaças para o solo latino-americano são a erosão, perda de carbono orgânico e salinização, segundo relatório publicado em 17 de dezembro pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Com 23% das terras potencialmente cultiváveis, 12% das terras atualmente cultivadas e 46% das florestas tropicais do mundo, a América Latina e Caribe é uma das regiões mais ricas nesse aspecto de todo o mundo.

No entanto, a rápida exploração de minerais, gás, florestas e pastagens na América Latina está produzindo mudanças no uso da terra e degradação dos solos, que são necessários para acabar com a fome e a pobreza na região, segundo a FAO.

A publicação destaca o papel do Brasil na redução do desmatamento durante a última década. A FAO cita a atualização do Código Florestal brasileiro, em 2012, que estabelece padrões de proteção das florestas e de recursos naturais, incluindo o solo e água, e promove a gestão sustentável das florestas por meio de incentivos econômicos e legais. No entanto, destaca que a nova versão do código recebe críticas por permitir mais desmatamento do que a versão anterior, devido à intensificação da demanda na área da agricultura.

O país também apresentou redução estimada em 70% a 90% da erosão do solo por meio da aplicação do plantio direto – sistema de manejo da terra que procura reduzir o impacto da agricultura e das máquinas agrícolas no solo – a partir da década de 1980. Segundo documento, o Brasil é um dos 17 países chamados “mega-diversos” em termos de recursos naturais do mundo.

A agência destacou a importância do desenvolvimento de sistemas de informação sobre recursos naturais em certos países da região melhorar o diagnóstico sobre as condições do solo e gerar planejamentos e soluções para os possíveis problemas.

O estudo conclui que apesar de os riscos mais significativos para o solo da América Latina e Caribe serem relacionados a características naturais da geografia física e da cobertura vegetal, a intervenção humana e os traços culturais também afetam de forma notável as terras, especialmente por meio de práticas agrícolas inapropriadas.

Para acessar o relatório completo (em inglês), clique aqui.

Fonte: ONUBr

Veja também:
O que é o uso da terra e como suas mudanças afetam nossas vidas?
Clima global pode ter condições alarmantes no futuro, diz relatório da ONU
Relatório da ONU prevê recuo do IDH em 2050, caso haja cenário de “catástrofe ambiental”


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais