Animais se transformam em incríveis "estátuas de sal" em lago na Tanzânia

eCycle

Animais são encontrados cimentados pelo sal nas margens do Lago Natron

Pelicano transformado em sal

No norte da Tanzânia, há um exemplo de que a natureza, além de ser fascinante, pode também ser um pouco aterrorizante. O Lago Natron é um ambiente hostil a certos tipos de animais por ter água salgada e alcalina que alcança 60°C e possui um pH muitíssimo elevado (entre 9 e 10,55). O culpado disso é o estratovulcão Ol Doinyo Lengai, um tipo de vulcão raro na natureza que emite lavas carbonatíticas. Auxiliadas pela chuva, as cinzas do vulcão caíram no lago, levando à criação de um tipo diferente de sal com relação aos existente nos mares. Ele deixa uma mistura de sais e minerais (chamada natrão, substância usada pelos egípcios no processo de mumificação) quando a água evapora.

Quando algum animal cai no lago, seja por tentar atravessá-lo ou por não ter a percepção da proximidade (devido ao reflexo), ele tem dois destinos: ou acaba decomposto em suas águas ou, com a evaporação rápida da água devido à alta temperatura, acabam nas margens do lago, revestidos de sal - mas o aspecto é bem preservado, apesar de seco. Foi em uma de suas viagens que o fotógrafo Nick Brandt encontrou essas estátuas "cimentadas pelo sal". De acordo com um e-mail do fotógrafo ao NBC News, ele as colocou em posições comuns a pássaros vivos, a fim de “trazê-las de volta à vida".

Apesar do ambiente hostil, o Lago Natron possui algas, invertebrados e alguns peixes nas regiões menos salgadas, além de ser o único local regular no qual os flamingos-pequenos procriam. São justamente essas condições árduas que os permitem acasalar e, quanto mais salgada a água, maior a quantidade de cianobactérias que serve de alimento para eles. Mesmo nos melhores anos, não são todos que conseguem sobreviver.

Lago Natron

Confira mais fotos de Nick Brandt abaixo:

Aves transformadas em sal
Morcego transformado sal

Imagens: Nick Brandt

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail