Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Novas garrafas de papel têm pegada de carbono seis vezes menor que as de vidro e já estão à venda no Reino Unido

Uma garrafa de vinho feita com papelão reciclado é a nova aposta da empresa britânica Frugalpac para reduzir emissões de gases do efeito-estufa e causar menos danos ao meio ambiente. A frugal bottle, como foi batizada, tem um revestimento plástico biodegradável, é mais leve do que as garrafas tradicionais e oferece a mesma capacidade.

Segundo a fabricante, a garrafa é 94% feita com papel reciclado, cinco vezes mais leve do que a tradicional e tem pegada de carbono, da fabricação até o descarte, até 84% menor do que a de vidro. A produção da frugal bottle também consome menos água e, além disso, o material de papel é mais fácil de separar para a reciclagem.

No Reino Unido, a garrafa já está sendo comercializada como embalagem do vinho tinto 3Q, da vinícola italiana Cantina Coccia, da Umbria. Além das vantagens ecológicas, a frugal bottle é capaz de manter a bebida na temperatura ideal por mais tempo. A empresa pretende expandir o produto para uso em outros vinhos e bebidas destiladas. Por enquanto, o vinho na frugal bottle só está disponível em algumas lojas da Escócia.

Malcom Waugh, presidente-executivo da empresa, afirma que o modelo de negócios da Frugalpac se baseia no fornecimento de máquinas de garrafas, que devem ser fabricadas pelos próprios produtores de vinho e empresas de embalagens, reduzindo ainda mais as emissões de carbono. A garrafa possui um revestimento no interior à base de plástico, que deve ser retirado na separação para reciclagem.

Waugh conta que a empresa está sendo inundada com pedidos de marcas, engarrafadores e varejistas de todo o mundo, incluindo produtores de uísque. Para ele, existe a possibilidade real de que o primeiro uísque comercializado em uma garrafa de papel seja lançado em breve.

As lojas na Escócia tornaram-se o primeiro lugar no Reino Unido a estocar vinho em garrafas de papel, em um movimento que visa reduzir a pegada de carbono associada às garrafas de vidro e contribuir para minimizar os efeitos das mudanças climáticas. A garrafa foi colocada à venda pela primeira vez nas lojas Woodwinters Wine and Whiskeys.

O vinho 3Q é uma mistura de uvas Sangiovese, Merlot e Cabernet Sauvignon. Os fabricantes afirmam que a garrafa também pode ser usada para destilados como uísque, gim, vodca e rum, e já despertou o interesse de uma indústria de bebidas que deseja reduzir suas emissões e atrair um novo público de consumidores interessados ​​em sustentabilidade.

A garrafa de vinho feita de papel surge em meio a uma mudança radical na consciência do consumidor sobre o desperdício de embalagens descartáveis. Microplásticos nos oceanos, alterações climáticas e aquecimento global são alguns dos fatores que têm levado varejistas e fabricantes de bebidas a buscar produtos mais sustentáveis e menos danosos ao meio ambiente.



Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais