Estudantes desenvolvem dispositivo que captura microplásticos liberados por pneus

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Acessório para pneus projetado por quatro estudantes foi premiado por ajudar a reduzir a poluição do transporte rodoviário

Dispositivo para pneu
Imagem: PR/Divulgação

Um dispositivo que captura partículas de microplástico liberadas dos pneus à medida que são emitidas - e poderia ajudar a reduzir a poluição devastadora que causam - garantiu a seus designers o prêmio James Dyson. O Tire Collective, um grupo de alunos de mestrado do Imperial College London e do Royal College of Art, conquistou o prêmio do Reino Unido da competição internacional com sua solução para o crescente problema ambiental do desgaste dos pneus causado pelo transporte rodoviário.

Cada vez que um veículo freia, acelera ou vira uma esquina, os pneus se desgastam por conta do atrito e partículas minúsculas ficam no ar. Isso produz 500.000 toneladas de partículas de pneus anualmente somente na Europa. No mundo todo, estima-se que o desgaste dos pneus seja responsável por quase metade das emissões de partículas do transporte rodoviário. Essa é também a segunda maior poluente microplástico nos oceanos, depois do plástico descartável.

O dispositivo é instalado na roda e usa a eletrostática para coletar as partículas emitidas pelos pneus, aproveitando os fluxos de ar em torno de uma roda em rotação. O protótipo, que os designers disseram ser o primeiro no mundo, coletou 60% de todas as partículas aerotransportadas de pneus em um ambiente controlado em uma plataforma de teste.

Siobhan Anderson, Hanson Cheng, M Deepak Mallya e Hugo Richardson - graduados do programa de mestrado em Engenharia de Design de Inovação administrado em conjunto pelas duas faculdades - disseram que compartilham uma paixão pelo meio ambiente e pelo uso do design para causar um impacto significativo na sociedade.

“Como equipe, nossa força está na diversidade”, disse Hugo Richardson. “Viemos de todos os quatro cantos do globo e trazemos conosco uma riqueza de conhecimento em engenharia mecânica, design de produto, arquitetura e biomecânica."

“É do conhecimento geral que os pneus se desgastam, mas ninguém parece pensar sobre aonde isso vai, e ficamos realmente chocados ao descobrir que as partículas dos pneus são o segundo maior poluente microplástico em nossos oceanos. No Tire Collective, incorporamos valores sustentáveis ​​e circulares ao design do produto para capturar o desgaste do pneu na origem.”

Depois de capturados, os fragmentos podem ser reciclados e reutilizados em pneus novos ou outros materiais. O grupo imprimiu cartões de visita usando tinta feita a partir da poeira coletada dos pneus, enquanto outras aplicações potenciais incluem impressão 3D, isolamento acústico ou até mesmo produção de pneus novos, criando um sistema de circuito fechado.

Uma pesquisa recente do Instituto Norueguês de Pesquisa Aérea revelou que mais de 200.000 toneladas de minúsculas partículas de plástico são sopradas das estradas para os oceanos todos os anos. O problema pode piorar à medida que cresce o uso de veículos elétricos, que tendem a ser mais pesados ​​do que os modelos comparáveis ​​a gasolina ou diesel por conta das baterias, o que significa maior desgaste dos pneus.

A invenção será inscrita no concurso internacional para a etapa final do prêmio James Dyson em novembro. O prêmio, que está em sua 16ª edição, está presente em 27 países e está aberto a estudantes universitários e recém-formados em design de produto, design industrial e engenharia. Ele reconhece e recompensa soluções de design imaginativas para problemas globais que levam em conta o meio ambiente.



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