Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv acreditam ter descoberto uma nova fonte de energia renovável

Usando tempestades elétricas como ponto de partida, cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel, acreditam ter descoberto uma nova fonte de energia renovável. Em experimentos de laboratório, a equipe conseguiu gerar voltagem usando apenas água e metal, o que aumenta a perspectiva de baterias que podem ser carregadas apenas com a umidade do ar.

“Buscamos capitalizar um fenômeno natural: a eletricidade da água“, explica o professor Colin Price, que liderou a pesquisa, publicada recentemente na revista Scientific Reports. “Nas tempestades, a eletricidade é gerada apenas pela água em suas diferentes fases – vapor de água, gotículas de água e gelo. Vinte minutos de desenvolvimento das nuvens são como passamos de gotículas de água a enormes descargas elétricas – raios – a cerca de 800 metros de comprimento”.

Price e sua equipe procuraram explorar o potencial de gotículas de água, que pesquisas anteriores demonstraram ser capazes de carregar superfícies de metal pelas forças de atrito. De maneira semelhante, outros estudos mostraram que alguns tipos de metal geram uma carga elétrica em resposta à umidade do ar.

Os experimentos da equipe foram projetados para descobrir como uma tensão pode ser gerada entre dois metais, com um aterrado, quando submetidos a altos níveis de umidade. Quando o ar estava seco, nenhuma voltagem era produzida. Mas uma vez que os níveis de umidade subiram acima de 60%, uma tensão começou a se desenvolver, antes de desaparecer novamente quando a umidade começou a cair. Estes resultados foram reproduzidos também em experimentos realizados em ambientes externos e sob condições naturais.

“Tentamos reproduzir a eletricidade no laboratório e descobrimos que diferentes superfícies metálicas isoladas acumularão quantidades diferentes de carga do vapor de água na atmosfera, mas apenas se a umidade relativa do ar estiver acima de 60%”, diz Price. “Isso ocorre quase todos os dias no verão em Israel e todos os dias na maioria dos países tropicais”.

Segundo os pesquisadores, os experimentos mostraram que o ar úmido pode ser aproveitado para carregar superfícies a cerca de um volt, o que eles dizem não estar tão longe do uso prático.

“Se uma bateria AA for de 1,5V, pode haver uma aplicação prática no futuro: desenvolver baterias que possam ser carregadas a partir do vapor d’água presente no ar“, diz Price. “Os resultados podem ser particularmente importantes como fonte renovável de energia nos países em desenvolvimento, onde muitas comunidades ainda não têm acesso à eletricidade, mas a umidade constantemente é de cerca de 60%”.


Fonte: New Atlas

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais