Sistema canaliza luz do sol para iluminar interior da casa

eCycle

Tecnologia permite levar luz do sol de fora da casa para qualquer ambiente interno

Luz do sol transportada
Imagem: Ambiente interno iluminado com a luz do sol. Divulgação/Solros

A empresa sueca Solros desenvolveu um sistema que permite captar a luz do sol e levá-la para dentro de qualquer ambiente interno, utilizando cabos de fibra óptica. A tecnologia, que pode ser usada para iluminar de modo natural ambientes escuros e até cômodos sem janela, conta com uma antena receptora, cabos de transporte da luz e com uma luminária que espalha a claridade.

esquema do sistema
Divulgação/Solros

O nome da empresa, curiosamente, significa girassol em sueco e faz a ligação entre a flor e a antena usada pelo sistema para fazer a captação da luz solar. A antena é na verdade um prato curvo de aço inoxidável que é instalado do lado de fora da casa, no telhado, varanda ou no lugar mais iluminado possível, e, assim como a flor, vai se mexendo conforme o movimento do sol, por conta de um sensor automático.

antena capta luz do sol
Imagem: Antena do sistema de captação da luz do sol. Divulgação/Solros

O formato do objeto reflete os raios solares para dentro de um cabo formado por 37 fibras ópticas. A empresa trabalha com dois tipos de fibras, uma de menor e outra de maior alcance, de modo que é possível levar a luz do sol tanto para casas menores, em que a antena ficaria mais próxima do cômodo a ser iluminado, quanto para casas ou apartamentos grandes, em que as fibras precisam de um alcance maior para transmitirem a luz. As fibras são instaladas do mesmo modo que a fiação de luz ou internet.

Antes - sem luz
Imagem: Conheça o ambiente da foto de abertura dessa matéria sem a iluminação natural do sol. Divulgação/Solros

Quando saem do cabo, os raios solares são distribuídos dentro da luminária em forma de caixa, iluminando todo o ambiente. O equipamento funciona mesmo em dias nublados. O resultado são ambientes bem mais aconchegantes e saudáveis, já que a luz natural tem um papel importante para a ser humano - além da economia na conta de luz.

Já estão disponível uma pré-venda do equipamento no Kickstarter, onde a empresa também arrecada fundos para investir na tecnologia e em troca dá itens como camisetas e canecas com design criativo. Também é possível ser um representante do negócio.

Veja como fica o antes e depois com a iluminação:

Antes

sala sem sol
Divulgação/Solros

Depois

sala iluminada com sol
Divulgação/Solros

Fonte: Ciclovivo

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail