Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Empresa inaugurou novo robô no Dia da Terra. Ideia é reaproveitar os componentes valiosos dos smartphones

Imagem: Destaque do robô Daisy, ferramenta de reciclagem lançada pela Apple. Divulgação/Apple.

A Apple aproveitou que o Dia da Terra foi comemorado no último domingo (22) para apresentar Daisy, seu novo robô de reciclagem. Apesar de ser uma das principais opositoras do direito de reparar eletrônicos, disputa em alta nos Estados Unidos, a Apple se diz em busca de soluções que amenizem o impacto ambiental dos componentes de seus produtos. Capaz de desmontar até 200 iPhones por hora, Daisy é a nova aposta da empresa nesse sentido.

Daisy consegue separar os telefones em pequenos componentes, permitindo que peças e materiais sejam reutilizados na construção de novos dispositivos. O que sobra é enviado para parceiros de reciclagem da Apple. “O vidro é esmagado, o alumínio vendido no mercado de reciclagem e o resto é triturado para pilhas de plásticos e metais”, explica Lisa Jackson, vice-presidente de meio ambiente, política e iniciativa social da companhia.

Robô de reciclagem Daisy
Imagem: Daisy, o novo robô de reciclagem da Apple. Divulgação/Apple.

Não é a primeira vez que a Apple constrói um robô voltado para a desmontagem de produtos. Em 2016, a empresa apresentou Liam, que possuía 29 braços mecânicos e era capaz de desmontar 350 iPhones por hora. Daisy desmonta apenas 200, mas seus cinco braços são mais precisos, já que ela consegue separar os componentes de nove modelos mais novos do iPhone sem danificá-los. A própria Daisy foi criada a partir da reciclagem de peças de Liam.

Junto com a apresentação de Daisy, a Apple também anunciou que fará uma doação para a ONG Conservation International para cada iPhone antigo que for devolvido em uma de suas lojas até o dia 30 de abril. Os clientes que participarem do programa Apple GiveBack também vão ganhar cupons de desconto, que variam de país para país. É possível conferir mais detalhes sobre a devolução de aparelhos antigos no site da empresa.

Apesar de incentivar a reciclagem de aparelhos e o uso de energias renováveis, a Apple já recebeu críticas de organizações ambientais, como o Greenpeace, que afirmam que seria melhor se a empresa investisse na durabilidade de seus produtos e não apenas na reciclagem de equipamentos que já se tornaram lixo eletrônico. A empresa é conhecida por ser uma das grandes estimuladoras da obsolescência programada.

O Portal eCycle oferece uma ferramenta de busca que encontra os postos de reciclagem e doação mais próximos de você. Consulte nossa página e saiba onde descartar seus resíduos de modo correto.


Fonte: Apple

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais