Célula solar ultrafina pode ser lavada e continuar funcionando

eCycle

Ela é resistente a ar e água

Célula solar

Um novo tipo de célula solar ultrafina pode passar o dia todo na lavanderia sem sofrer efeitos negativos. Desenvolvida pela empresa japonesa RIKEN e pela Universidade de Tóquio, a célula fotovoltaica é revestida em ambos os lados com uma cobertura impermeável que permite que ela continue gerando eletricidade a partir da luz solar, mesmo depois de ficar embebida em água.

A célula solar flexível também pode ser dobrada, esticada e comprimida e continuar trabalhando. A nova tecnologia poderia abrir caminho para a geração de eletricidade solar portátil, com muitas aplicações e utilidades, como abastecer aparelhos que monitoram a saúde de certos indivíduos... E após o uso, a roupa poderia ir para a máquina de lavar como qualquer outra.

As tentativas anteriores de fazer o uso de energia fotovoltaica estavam falhando em alguns dos principais atributos dessa nova tecnologia, como a estabilidade na água e no ar e a resistência à deformação. As tentativas de células ultrafinas do passado também apresentaram eficiência energética muito baixa. O modelo da RIKEN, por outro lado, foi capaz de atingir uma eficiência de 7,9% em testes e, após a imersão na água por duas horas, perdeu apenas 5,4% de sua eficiência.

Para testar sua durabilidade, os pesquisadores colocaram o item em 20 ciclos de compressão e descompressão com a adição de gotas de água e, mesmo assim, ele ainda conservou 80% de sua eficiência.

As células solares são ultrafinas e flexíveis graças a um material chamado PNTz4T, que a equipe de pesquisa desenvolveu. O revestimento de elastômero em ambos os lados serve para manter a água e o ar afastados, mas permite que a luz entre.

O uso desse tipo de célula solar em têxteis pode tornar os dispositivos portáteis e suas fontes de energia muito menos "impactantes visualmente" e a robustez da célula poderia ajudá-la a encontrar mais aplicações que requerem uma célula fotovoltaica resistente a água e ar.


Fonte: Treehugger

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail