Carro elétrico é o primeiro "zero emissão" a terminar o rali Dakar

O carro de rali Acciona 100% EcoPowered chegou ao final de um dos eventos mais difíceis do mundo sem queimar uma gota de combustível e sem produzir emissões

Carro elétrico Acciona 100% EcoPowered

O icônico rali do Dakar (conhecido como Rally Paris-Dakar antes de sua mudança para a América do Sul) é uma corrida cansativa que cobre cerca de 5,6 mil quilômetros de terreno acidentado, exigindo o máximo de motoristas e veículos em todos os momentos de competição. É também uma disputa decididamente petrolífera, com motocicletas, carros de rali e caminhões, todos competindo por uma chance de superar o pódio em suas respectivas categorias. Mas há alguns anos, houve espaço no rali para algo totalmente diferente: um veículo elétrico.

As duas primeiras tentativas, em 2015 e 2016, não foram bem sucedidas, mas no início de 2017 o veículo Acciona 100% EcoPowered tornou-se o primeiro carro com emissão zero a terminar o Dakar. Não ganhou a corrida ou teve posição destacada (a equipe terminou em último na sua categoria - 26% de todas as inscrições sequer terminaram o certame), mas considerando as condições incrivelmente desafiadoras deste rali, cruzar a linha de chegada já era suficiente, e ao fazê-lo, o veículo e a equipe entraram para a história.

"O veículo 4x4, com tripulação de Ariel Jatón e Tito Rolón, completou o mais árduo evento motorizado do mundo para cruzar linha de chegada em Buenos Aires - o único de mais de 18 mil veículos na história do Dakar a completar o evento sem consumir um gota de combustível ou emitindo uma única molécula de CO2." - Acciona Dakar
Carro elétrico Acciona 100% EcoPowered

Construído inteiramente na Espanha, a casa da Acciona (que é uma das principais empresas espanholas de energia renovável e infraestrutura), o carro EcoPowered é tido como "o carro elétrico mais poderoso do mundo" graças a um motor elétrico de 250 kW capaz de produzir 340 cavalos de potência, juntamente com seis "baterias de lítio" de carregamento ultrarrápido "com uma capacidade de 150 kWh, e um painel de bordo solar de 100 W". Com essa combinação de bateria e motor, o veículo pode correr por cerca de 200 quilômetros "em condições de corrida", com um tempo de carga de 60 minutos para 'reabastecer' as baterias.

Embora este carro elétrico seja algo bem acima que a maioria de entusiastas dos veículos elétricos necessitam, a pesquisa e o desenvolvimento de um veículo elétrico forte e de confiança que possa carregar em aproximadamente uma hora pode ser mais um prego no caixão para veículos de petróleo.

Confira o vídeo do Acciona em movimento.


Fonte: Treehugger

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail