Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Adaptador feito para smartphones foi criado para detectar qualquer tipo de alteração na retina

Peek Retina é um adaptador de celular que usa aplicativos para analisar e examinar a retina de pessoas. Aproximadamente 40 milhões de pessoas no mundo são cegas e quatro em cada cinco podem ser tratadas ou poderiam ter evitado a cegueira. O novo aparelho foi criado como uma alternativa simples e de baixo custo para que pessoas possam facilmente ter acesso a esse tipo de exame de forma confiável.

O adaptador funciona de forma muito simples: após colocá-lo no celular, sobre a lente da câmera, as fotos tiradas pelo usuário passam a captar imagens de alta qualidade da retina, que poderá ter suas irregularidades examinadas, permitindo identificar catarata, glaucoma, degeneração macular, retinopatia diabética e doenças do nervo óptico.

A tecnologia pode ser usada em qualquer lugar do mundo, mas os especialistas por trás dela estão focando países cujos habitantes têm pouco acesso aos métodos tradicionais de prevenção e tratamento. No Quênia, mais pessoas têm acesso a celulares do que a água potável, então o Peek Retina entraria num canal já existente para contribuir com cuidados com a saúde.

Dito isso, não é qualquer pessoa que poderá diagnosticar problemas identificados pelo Peek Retina, pois ainda exigirá algum nível de conhecimento médico. Mas, por ser muito mais simples que os oftalmoscópios tradicionais, é acessível para um leque maior de profissionais, incluindo médicos locais, clínicos gerais, equipe de emergência, enfermeiros, oftalmologistas e até veterinários.

Conheça melhor o adaptador assistindo ao vídeo, em inglês.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais