Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Veículo reconfigurável e de uso compartilhado ficou em primeiro lugar na categoria Perspectiva do Cliente em evento realizado nos Estados Unidos

O veículo reconfigurável e de uso compartilhado para a cidade de São Paulo, desenvolvido por alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e de mais quatro universidades estrangeiras, venceu em primeiro lugar, na categoria Perspectiva do Cliente (pesquisa de mercado), a competição Global Vehicle Development Project. A competição é promovida pelo Programa PACE, liderado pela General Motors mundial, informou a Assessoria de Imprensa do Centro de Engenharia Automotiva da Poli.

Os alunos foram responsáveis pela pesquisa de mercado, realizada em São Paulo, e por transformar seus resultados em especificações técnicas de Engenharia. A apresentação dos projetos ocorreu durante o Fórum PACE, na Universidade de Cincinnati, em Ohio, Estados Unidos.

Batizado de Opal, o veículo é um modelo hatch, de duas portas, que pode ser configurado para transportar três ou cinco pessoas, já que foi concebido para uso compartilhado. As dimensões do carro podem ser ampliadas e a expansão da carenagem é feita por meio de motores elétricos lineares (atuadores eletrônicos).

A competição Global Vehicle Development Project é realizada entre 50 universidades participantes do PACE (Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education), programa liderado pela General Motors mundial para o desenvolvimento da educação de engenharia automotiva.

As equipes são formadas por alunos de diferentes países que têm de desenvolver um projeto de mobilidade urbana. “Essa é a forma como as empresas têm desenvolvido seus grandes projetos de engenharia hoje, colocando equipes suas ou de empresas parceiras de vários países diferentes em um mesmo projeto”, diz o professor Marcelo Alves. “É muito importante para a formação dos alunos nos engajarmos nesse tipo de atividade.”

A Poli-USP ingressou no PACE em 2005 como a primeira escola brasileira selecionada pelo Programa. As universidades são equipadas com software e laboratórios, oferecidos pelas empresas participantes. A Poli-USP possui quatro laboratórios equipados pelo programa, com mais de 100 estações de trabalho e software para Computer Aided Design (CAD), Computer Aided Manufacturing (CAM) e Computer Aided Engineering (CAE), aplicados para conceber, projetar e fabricar veículos.

Fonte: Agência Fapesp

Veja também:
Conheça cinco ações que promoveram a mobilidade urbana ao redor do mundo
Veículo elétrico mistura transporte público, carro de passeio e interatividade 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais