Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Categoria automobilística contará apenas com carros elétricos

Daqui a pouco, às 5h de sexta para sábado, terá início a primeira corrida oficial da Fórmula E, a primeira categoria “100% verde”, contando apenas com carros elétricos.

A competição foi criada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e têm como principais objetivos a popularização de carros elétricos e a realização de testes para que a tecnologia avance, de modo que posso fazer parte, cada vez mais rápido, das frotas comuns.

Nomes do automobilismo que já passaram pela Fórmula 1 estarão presentes na corrida de estreia, que ocorre em Pequim, na China. São eles: Jarno Trulli, Nick Heidfeld, Bruno Senna e Nelsinho Piquet. Katherine Legge, Michela Cerruti e Lucas di Grassi também participarão.

O ator Leonardo di Caprio, engajado em tecnologia verde, foi um dos que ajudou a bancar os custos do projeto, que demanda um investimento bem menor com relação ao nível gasto com categorias tradicionais.

Novidades

Como a bateria de lítio usada nos carros tem duração média de meia hora, os pilotos terão que trocar de automóvel no meio da corrida, que terá duração de uma hora.

Os ePrix, como são chamados, ocorrerão em circuitos de rua, já que a velocidade dos carros não ultrapassa 225 km/h (autódromos dariam impressão de corridas mais lentas). O famoso “ronco” dos motores também será mais baixo na categoria – 80 decibéis contra 134 decibéis na F1.

Por fim, haverá o Fan Boost, em que torcedores elegem, via internet, o seu piloto favorito na corrida. Os três mais votados ganharão potência extra em seus carros.

Para saber mais a respeito, acesse o site oficial da Fórmula E.

Veja também:
Fórmula E terá disputa de carros elétricos em alta velocidade a partir de 2013


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais